Colunista

Em frangalhos, PDT-CE se prepara para batalha final – por Erivaldo Carvalho

Senador Cid Gomes lidera grupo interno / Agência Senado

Pedetistas contra, a favor e muito menos pelo contrário o governo Elmano de Freitas (PT) e a gestão José Sarto (PDT) têm encontro marcado nas urnas, ainda este ano: 31 de dezembro.

Nesse dia, deverá acontecer, voto a voto de delegados do partido, de todo o Estado, a eleição do novo Diretório e da Executiva.

Ou seja, os subgrupos liderados pelo deputado federal André Figueiredo e o senador Cid Gomes deverão bater chapa. Os dois travam batalha campal pelo controle da legenda.

Interlocutores da coluna dizem acreditar que Cid, na cotação do dia, tem a maioria dos delegados. A quantidade de votantes depende do tamanho do município.

Mas há um porém – sempre há. Em algumas localidades, o PDT ainda está no formato de comissão provisória. Isso significa que, frágil juridicamente, o colegiado poderá ser dissolvido pela direção estadual. Teremos, portanto, até lá, muita emoção e idas e voltas.

Para ficar um pouco mais animado: já é forte a atuação de enviados palacianos, inclusive deputados, junto a prefeitos e lideranças locais, a fim de garantir maioria pró-Cid.

O bom exemplo da democracia interna do PT

Partido promove debates / Divulgação

É conhecida a piada, segundo a qual o PT tem mais alas do que escola de samba. Mas, dependendo do ângulo de visão, isso é um mérito.

O mais maduro dos partidos em atuação no Brasil, a sigla convive mais ou menos bem com as diferenças internas. Historicamente, houve muitos debates, rachas e até expulsões.

Mas o petismo segue firme, em governos e parlamentos Brasil afora.

Eis uma lição que o PDT e outras agremiações deveriam aprender.

Política e mercado de trabalho
Bola da vez, o emprego é uma vistosa plataforma política. Invariavelmente, governos usam índices de postos de trabalho formais para se apresentar como pai e mãe de todas as soluções.

Faz sentido. Além de fazer uma boa média com o eleitor, mais trabalho significa renda e dinheiro circulando – o que também agrada, e muito, o mercado.

Não por coincidência, cenários do tipo ajudam a definir pleitos.

Exemplos: em 2014, com desemprego em 4,8%, o Brasil reelegeu Dilma Rousseff. Quatro anos depois, com 12,3% a oposição levou a melhor.

Eduardo Girão
O Partido Novo realizará o IV Encontro Estadual da sigla no dia 25 de novembro, no Ceará, na Assembleia Legislativa.

Na ocasião, será anunciado o nome do pré-candidato do partido à Prefeitura de Fortaleza para as eleições 2024.

O senador Eduardo Girão, um dos palestrantes do encontro, é o mais cotado. O atual mandato dele vai até 2026.

Acrísio Sena
O governador Elmano de Freitas conhece de perto os meandros interno do PT e detém prestígio junto aos seus filiados e dos partidos que integram seu projeto de governo.

É essa a avaliação do ex-vereador e ex-deputado Acrísio Sena, um dos petistas mais próximos do chefe do Executivo.

O PT tem pelo menos quatro nomes para disputar em Fortaleza.

Visibilidade, gastronomia e tradição

Prefeito Herberlh Mota e o deputado Eduardo Bismarck / Tapis Rouge/Divulgação

O município de Baturité deve ganhar ainda mais relevância nos próximos anos. Não somente por ser a terra do governador Elmano de Freitas (PT) – o que, por si só, já projeta a localidade –, mas também pela competente gestão do prefeito Herberlh Mota.

Uma dessas janelas de visibilidade acontece na última semana deste mês – dos dias 23 a 25: o Baturité Food Festival.

O público vai degustar e celebrar a gastronomia local, a partir de uma exposição interativa da chamada “culinária de tradição”.

São itens feitos de diferentes formas, como o fogão à lenha, e a proposição de experiências exclusivas, que irão culminar, entre outros exemplos, no maior doce de banana do mundo.

 

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS