Colunista

Eis a diferença entre a crítica propositiva e a oposição raivosa

Ex-prefeito apontou caminhos / PMF/Divulgação

Nesta segunda-feira (20), o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), divulgou que o Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará fechou 2022 com um discreto crescimento de 0,96% – abaixo dos 2,9% do PIB do Brasil.

O instituto projeta que, em 2023, o crescimento do PIB estadual será de 1,33% – acima da média nacional, estimada em 0,85%. Há, portanto, um copo meio vazio e meio cheio. Ou seja, uma típica situação em que a oposição poderia fazer um recorte seletivo, destacando somente o primeiro aspecto, embarcando na crítica política fácil.

Não foi isso o que fez o candidato derrotado ao Governo do Estado, em 2022, ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT). Em vez do palanque fácil, o pedetista foi às redes sociais dizer que o Estado precisa oxigenar a máquina pública, levando ousadia ao modelo de desenvolvimento, para trazer mais protagonismo ao Brasil e melhores indicadores socioeconômicos para o Ceará.

Para o pedetista, há uma série de itens que dizem respeito à produtividade e diversificação, com foco na indução e descentralização de novas vocações econômicas. Eis a diferença entre a crítica propositiva e a oposição raivosa.

O que esperar de Elmano na comitiva de Lula à China

Petistas vão à China este mês / PT/Divulgação

O Ceará deve uma boa expectativa quanto à ida de Elmano de Freitas à China, na gigantesca e badalada comitiva. Polêmicas à parte, o governador cearense tentará estabelecer protocolos de intenção para investimentos no Estado – particularmente, na produção, transmissão e distribuição de energia renovável. A jogada pode se transformar na maior aposta econômica do atual ciclo político de poder no Ceará.

Do senador e pai Cid Gomes
“Como pai de uma criança com síndrome de Down, sei em primeira mão o quão importante é promover a inclusão e aceitação de indivíduos com essa condição” (…) “Muitas vezes, essas pessoas são discriminadas e excluídas por causa de sua condição. Isso é inaceitável e precisamos trabalhar juntos para mudar essa realidade” (…) “Não há nada mais inspirador do que o amor das pessoas com Síndrome de Down. Eles têm a capacidade única de amar incondicionalmente, sem julgamento ou preconceito”.

Arena Castelão
O Vereador Pedro Matos (PL), apresentou requerimento, junto à Câmara Municipal de Fortaleza, solicitando adaptações de falhas na Arena Castelão. O parlamentar destacou o mau funcionamento do telão e a condição ruim do gramado, além de cobrar o restabelecimento dos sinais de operadora de telemóveis e wifi.

Guaramiranga
Uma boa novidade política para 2024 atende pelo nome de Patrícia Leitão. Consultora, palestrante e empresária, com foco no setor imobiliário, a aspirante a cargo público quer transformar Guaramiranga, através do emprego, renda, e desenvolvimento turístico. É de Patrícia o mérito de ter atraído diversas empresas para a região.

A Rússia entre a China e os EUA

Os líderes Xi Jinping (China) e Vladimir Putin (Rússia) / Pravda/Reprodução

Foi uma acachapante jogada no tabuleiro da geopolítica global a ida de Xi Jinping (China) à Rússia de Vladimir Putin. Particularmente, em se tratando dos Estados Unidos de joe Biden, às vésperas – em termos históricos – de ter de passar para o país asiático o bastão da maior economia mundial. Para os chineses, ser o maior credor e parceiro do planeta não bastam. Tem de se impor e se fazer notar pela força – um pouco na tese de que é isso que revela o verdadeiro poder. Nem que isso seja numa visita a um país, cujo autocrata desafia, pela ameaça que representa para o futuro do planeta, em termos nucleares, a maior tensão militar depois da Segunda Gerra Mundial.

 

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS