Colunista

Brasil encerra 2023 com internet 5G ativa em 282 municípios, afirma Aneel

Vinícius Caram, chefe da Superintendência de Outorga e Recursos à Prestação da Anatel (Fotos: Divulgação)

Coluna Adriano Nogueira
adriano@ootimista.com.br

O Brasil encerrou 2023 com 282 municípios com redes 5G em operação. De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), são 16.359 estações rádio base (ERBs) da quinta geração de redes móveis ativas no País,pertencentes a um grupo composto por seis prestadoras.

O chefe da Superintendência de Outorga e Recursos à Prestação da Anatel, Vinícius Caram, destaca que os números “dão uma dimensão do sucesso que está sendo a implantação do 5G”.

Ao todo, 3.079 municípios brasileiros já estão com a faixa de 3,5 gigahertz (GHz) liberada para uso da tecnologia. Inicialmente, o edital previa 128 cidades com o recurso pronto para uso até o fim de 2023. Ou seja, as operadoras vencedoras do leilão já podem instalar estações 5G em mais da metade das cidades brasileiras.

A Anatel já sinalizou que a cobertura da quinta geração de redes móveis alcançava, em média, entre 30% a 40% da área urbana das cidades que possuem a tecnologia 5G instalada.

Até novembro último, o Brasil registrava 18,9 milhões de usuários da rede 5G, segundo o próprio órgão regulador.

País tem seis cidades entre as mais promissoras do mundo

São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Salvador são as capitais brasileiras que compõem a lista das 156 cidades mais promissoras do mundo. A pesquisa 2023 Global Cities Report, da consultoria global Kearney, foi divulgada no começo deste mês. O estudo anual mede o desempenho atual e o potencial das cidades para atrair e reter investimentos, pessoas e ideias. O relatório indica a crescente distribuição geográfica das oportunidades.

Transformações

Em relação a 2023, a pesquisa se concentrou nas transformações sociais, geopolíticas e tecnológicas que desafiam a hierarquia tradicional das cidades globais e criam uma geografia de oportunidades mais amplamente distribuída. O relatório explora os desenvolvimentos que influenciam as trajetórias dos locais.

Ranking

São Paulo ocupa a primeira posição entre as capitais brasileiras na pesquisa 2023 Global Cities Report, aparecendo no 46ª lugar do ranking geral. Em seguida, vêm Rio de Janeiro (76º), Belo Horizonte (111º), Porto Alegre (115º), Salvador (124º) e Recife (131º). As seis cidades brasileiras também apareceram na divulgação de anos anteriores.

Assis Cavalcante, presidente da CDL de Fortaleza

Assis Cavalcante participa da NRF Big Show neste mês em Nova York

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, Assis Cavalcante, participará da 114ª edição da NRF Big Show, que será realizada de 14 a 16 de janeiro, em Nova York. Trata-se da maior feira mundial do setor varejista, que destaca as principais tendências de consumo, tecnologia, logística, gestão e inovação. O empresário vai trazer ideias e referências para apresentá-las no 18º Cenários do Varejo, que deverá ocorrer no primeiro trimestre deste ano em Fortaleza. Em 2024, a NRF Big Show vai contar com 1 mil expositores e mais de 400 palestrantes, além de reunir mais de 6 mil marcas de todo o mundo. Os participantes terão a oportunidade de trocar ideias sobre sustentabilidade, inovações digitais, experiência no varejo e metaverso, dentre outros assuntos.

Ação teve início na segunda-feira (8)

Programa de Desenvolvimento Comercial do Sistema Fiec

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), em parceria com a Gerência de Mercado do Sistema Fiec (GEM), iniciou na segunda-feira (8) o Programa de Desenvolvimento Comercial (PDC), destinado ao aperfeiçoamento técnico e comportamental dos times de vendas da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). Ação contempla promotores de vendas, consultores e supervisores de Fortaleza, Sobral, Jaguaribe, Juazeiro do Norte e Maracanaú. São 38 participantes.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS