Colunista

Aeroporto de Fortaleza recebe 523,9 mil passageiros em novembro, avanço de 17,3%

A Fraport Brasil, administradora do terminal cearense, também contabilizou 4.840 voos no mês passado, crescimento de 14,1% ante igual período de 2021

Arialdo Pinho, secretário do Turismo do Ceará (Foto: Edimar Soares)

Coluna Adriano Nogueira
economia@ootimista.com.br

O Aeroporto de Fortaleza recebeu 523.919 passageiros em novembro deste ano, melhor movimentação desde o começo da pandemia de covid-19, em março de 2020. O número só foi menor que o observado em julho deste ano, quando 550.212 pessoas passaram pelo terminal cearense.

De acordo com dados da Fraport Brasil, empresa que administra o aeroporto, a movimentação foi 17,3% maior que em igual período do ano passado. De janeiro a novembro deste ano, o terminal recebeu 5,24 milhões de pessoas, entre embarques e desembarques, avanço de 52,3% considerando a mesma base de comparação em 2021.

A Fraport também contabilizou 4.840 voos no mês passado, crescimento de 14,1% ante novembro de 2021. No acumulado de 2022, de janeiro a novembro, foram 49.113 operações, entre pousos e decolagens, alta de 34,9% ante igual período do último ano.

O secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, observa que os resultados no Aeroporto de Fortaleza e também nos terminais regionais devem ser ainda melhores em dezembro e janeiro, período de alta estação no Estado. “Tivemos um excelente ano e esperamos que 2023 seja ainda melhor”, afirma.

Entrega de certificados

A Prefeitura de Fortaleza e o Sistema Fiec realizaram ontem no Teatro Municipal São José, em Fortaleza, a entrega dos 600 certificados aos estudantes concludentes de diversos cursos profissionalizantes gratuitos ofertados pelo Programa Fortaleza + Futuro. A iniciativa é realizada pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Ao todo, o programa conta com 223 turmas em aulas presenciais nas três unidades do Senai.

Agronegócio

Já estão abertas as inscrições para o Edital Conif-Contic nº 17/2022 até o dia 28 de fevereiro de 2023, no site do Conif (conif.org.br). O edital vai selecionar e premiar protótipos de soluções e inovações para o agronegócio no Brasil feitos por estudantes da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica.

Protótipos

Os protótipos devem ser construídos por meio de projetos de extensão ou pesquisa, dentro das linhas de extensão tecnológica ou pesquisa aplicada de instituições ligadas à rede federal. A ação é uma iniciativa do Conif em parceria com a Confederação Nacional da Tecnologia da Informação e Comunicação (ConTIC). Edital: bit.ly/3YBFTun

Ieda Vasconcelos, economista da Cbic (Foto: Divulgação)

Em plena recuperação, construção civil deve crescer 2,5% no Brasil em 2023

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) estima crescimento da construção civil em 2,5% no próximo ano, de acordo com dados analisados pela economista da entidade, Ieda Vasconcelos. Ao avaliar o desempenho do setor neste ano, ela destaca a expansão em 7% do Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil em relação a 2021. A economista destaca que o setor tem apresentado crescimento nos últimos dois anos, sendo superior à economia nacional. “Por mais que a construção civil tenha crescido quase 18% no biênio 2021-2022, seu patamar de atividade está quase 20% inferior ao pico registrado no primeiro trimestre de 2014”, observa.

 

Manoel Linhares, presidente da ABIH (Foto: Divulgação)

Setor hoteleiro está animado para o Réveillon deste ano

Levantamento realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) sinaliza que o setor hoteleiro deve consolidar a recuperação no Réveillon deste ano, atingindo índices de ocupação próximos a 100% em vários destinos do País. O presidente da entidade, Manoel Linhares, diz que a expectativa para as festas de Ano-Novo é excelente. “Tudo indica que teremos uma das melhores altas temporadas dos últimos tempos”, destaca.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS