Logotipo O Otimista
Panorama

Tarifa de ônibus em Fortaleza terá reajuste e será R$ 3,90

Publicado em 5 de janeiro de 2022

(Foto: Divulgação/Prefeitura de Fortaleza)

Os valores sofrerão alteração a partir do dia 15 de janeiro

Redação O Otimista
redacao@ootimista.com.br

As passagens de ônibus de Fortaleza sofrerão reajuste a partir do dia 15 de janeiro. O aumento da passagem será de 8,3% e passará a ser de R$ 3,90. Antes, o valor era de R$ 3,60. A meia para estudantes custará R$1, 80. O valor anterior era de R$1, 60. Os valores passam a valer no próximo dia 15 de janeiro.

Prefeitura e Governo vão subsidiar passagens com R$ 6 milhões por mês. As concessionárias deverão renovar a frota operante com 100 novos veículos. A passagem deveria de R$ 4,50, considerando os reajustes dos principais insumos do serviço de transporte.  Esse cálculo considera os seguintes insumos: combustível (62,4%), preço médio do veículo novo (51,7%), salários de motoristas, fiscais e pessoal de manutenção (9,54%). Ao mesmo tempo em que houve o aumento dos índices e custos citados, o sistema registrou queda da demanda de passageiros em aproximadamente 35,9%.

Mesmo com o reajuste, o sistema de transporte da Capital segue permanece com uma das tarifas mais baratas do Brasil. O Bilhete Único segue da mesma forma e beneficia os usuários com a integração que permite ao passageiro com uma única passagem mudar de linhas quantas vezes precisar, dentro do intervalo de duas horas, sem qualquer tipo de restrição, entre transporte regular e o complementar. Além disso, o Bilhete Único dá direito a utilizar as bicicletas compartilhadas do Bicicletar gratuitamente por tempo limitado.

Hora Social e Tarifa Social

A Hora Social que acontece de segunda a sexta, das 9h às 11h, e das 14h, às 16h, também terá reajuste. Agora a inteira será de R$3, 30 e a meia R$ 1,50.  Com o objetivo de diluir a demanda, reduzindo o fluxo nos horários de pico, a Hora Social se mantém com desconto de R$ 0,60, com a tarifa fixada em R$ 3,30 (inteira) e R$ 1,50 (tarifa estudantil).

A tarifa social aos domingos também terá alteração. Antes elas custavam R$3,00 e R$ 1,30 e agora serão de R$ 3,30 (inteira) e R$ 1,50 (tarifa estudantil).

 

Compartilhe