Foto: Divulgação.
O governo federal avalia isentar trabalhadores que ganham até dois salários mínimos do pagamento de Imposto de Renda da Pessoa Física ainda nesteano. Hoje, a faixa de isenção contempla a remuneração de até R$ 1.903,98 mensais. Com a mudança, ficariam livres do imposto aqueles que recebem até R$ 2.640, caso seja confirmado um novo aumento do salário mínimo para R$ 1.320 a partir de 1º de maio.
Pelo menos duas formas de isenção estão em análise pelo Ministério da Fazenda. A primeira é a simples correção da tabela, ampliando a faixa de isenção para o valor almejado pelo governo. A segunda opção é mais complexa, mas reduz a renúncia de recursos. Segundo interlocutores, é possível focar a isenção nos trabalhadores que efetivamente ganham até dois salários mínimos, mantendo a tabela atual.
Isso seria feito na declaração de ajuste, apresentada anualmente pelos contribuintes à Receita Federal. Dessa forma, o trabalhador teria descontado o IR na fonte todos os meses, como ocorre atualmente, mas receberia a restituição de todo o imposto pago após a declaração, feita no ano seguinte.
Compartilhe