Política

Uma operação espetacularizada

Ciro Gomes e Cid Gomes reagiram com exacerbada indignação à ação da Polícia Federal (PF), que na manhã de ontem (15) acordou os irmãos com uma abordagem no melhor estilo lavajatista. E não era para menos. A investigação diz respeito a fatos supostamente ocorridos há nove anos. É no mínimo esquisito que o juiz que autorizou as buscas e os policiais que a executaram esperassem encontrar alguma prova de ilícitos.

Tanto Ciro quanto Cid apontaram para uma ação deliberada para atingi-los politicamente, especialmente Ciro, pré-candidato a presidente da República, pelo PDT. E responsabilizaram diretamente o presidente Jair Bolsonaro (PL), a quem acusam de colocar agentes do Estado a serviço dos interesses dele e de sua família. Até o fechamento da coluna, não se soube exatamente a repercussão das acusações dos irmãos FG, mesmo por que a cúpula da PF vetou pedido do escritório da PF no Ceará para realização da entrevista à imprensa que tradicionalmente a PF realiza para explicar suas ações. É óbvio que são fatos que devem ser apurados com rigor, até para que a sociedade deles tome conhecimento.

Politicamente, não deixa de ser um revés para Ciro. Queira ou não, há prejuízo para a imagem do candidato. Por outro lado, a rápida e contundente reação foge ao trivial de políticos que, nessas ocasiões, apelam para as insossas “notas à imprensa” ou à terceirização da defesa a advogados. Ciro não se escondeu. Deu a cara a tapa em dezenas de entrevistas ao vivo nos mais diferentes canais de TV aberta e fechada, redes sociais e mídia digital. Um espaço precioso na mídia nacional para quem precisa dos holofotes para projetar a candidatura. O resultado disso tudo só o tempo dirá.

Transformação digital
Após a aprovação no Senado Federal, o projeto de modernização do Judiciário cearense terá início de sua execução em 2022. Iniciativa inédita nos tribunais brasileiros, o Promojud será aplicado em transformação digital e inteligência artificial para aprimorar a prestação de serviço aos cearenses. “O Promojud vai fazer com que nosso plano de gestão para o Judiciário seja cumprido, destacando uma das principais premissas da nossa gestão que é a transformação digital com humanização” avalia a presidente do Tribunal de Justiça, Desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira. Em breve o contrato do Projeto será assinado com o Governo do Estado e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Homenagem
A desembargadora Maria Nailde, inclusive, será uma das personalidades homenageadas pelo TRT/CE, amanhã (17), com a Medalha Ordem Alencarina do Mérito Judiciário do Trabalho, em reconhecimento aos serviços prestados à sociedade. Além da presidente do Tribunal de Justiça, serão homenageados dentre outros, o ex-secretário estadual de Saúde, Dr. Cabeto; o deputado estadual Renato Roseno (Psol); o vice-presidente da Fiec Carlos Prado; e a secretária de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, Socorro França.

Homenagem 2
Comitê de Responsabilidade Social garantiu para a Assembleia Legislativa o Selo TCE Ceará Sustentável 2020-2021, outorgado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). A solenidade de premiação será hoje (16), às 10 horas, na sede do Tribunal. O Selo TCE Ceará Sustentável é uma forma do TCE reconhecer instituições que se preocupam e investem na responsabilidade socioambiental e que façam a adesão à Política de Sustentabilidade do TCE/CE. O comitê foi uma iniciativa da primeira-dama da AL, Cristiane Leitão.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS