Política

Um Carnaval diferente

Certo está o prefeito Sarto em sustar as ações da Prefeitura de Fortaleza em relação ao Carnaval, diante das incertezas em relação à pandemia e ao surgimento da nova variante omicron. Cabe destacar que o prefeito não está proibindo o Carnaval em si, mas sustando os investimentos públicos que viabilizariam festas nas ruas, sem condição do controle de acesso e, consequentemente, com inevitáveis aglomerações com a eventual presença de pessoas não vacinadas.

Portanto, quem quiser fazer festa, que busque cumprir os protocolos das autoridades sanitárias, devidamente listados nos decretos governamentais. O atual, prevê eventos em lugares abetos com até 5 mil pessoas e, em lugares fechados, com até 2 mil. Não faltarão clubes, hotéis restaurantes e buffets oferecendo programações interessantes, sem falar nas festas particulares organizadas em casas e condomínios.

Ou seja, dá para brincar e se cuidar ao mesmo tempo. Detalhe: os R$ 14 milhões previstos no orçamento de 2022 para subvencionar o Carnaval popular serão redirecionados para as áreas de saúde, segurança alimentar e incentivo à cultura. Caberá ao líder do prefeito na Câmara, vereador Gardel Rolim, propor a emenda à Lei de Orçamento Anual (LOA) já aprovada no legislativo municipal.

Meliponicultura
Deputado estadual Acrísio Sena (PT) destacou, nesta quarta-feira, 1º, a aprovação do projeto 342/2019, do deputado Nezinho Farias (PDT) com co-autoria dele, sobre a criação, manejo, comércio e transporte de abelhas sem ferrão (meliponicultura) no Ceará. “Vai se juntar à lei 17.636/2021, aprovada nesta Casa e já sancionada pelo governador Camilo, que instituiu a Política Estadual para o Desenvolvimento da Apicultura e o Programa Estadual de Incentivo à Apicultura (PROAPIS), no Ceará. Desta forma, vamos organizar, aumentar a produtividade e alavancar o comércio desta importante cadeira produtiva do mel e seus derivados”, explicou.

Ajuda
A Organização Social O Pequeno Nazareno (OPN) está distribuindo 310 cartões-alimentação para moradores do Mucuripe e Barra do Ceará, em Fortaleza. Iniciativa da Petrobrás, parceira da OPN, para beneficiar pescadores dessas regiões. A distribuição teve início na manhã desta quarta-feira, 1º, e segue até esta sexta-feira, 3. Ao todo, serão distribuídos 276 cartões no Mucuripe e 34 na Barra do Ceará, atendendo a famílias em vulnerabilidade social e pré-selecionadas no cadastro de assistência da LUBNOR, com o apoio da OPN.

Homenagem
Impressionam os números do programa Mesa Brasil, criado por Luiz Gastão. No Ceará, 580 empresas colaboram com a iniciativa, que alimenta mais de 300 mil pessoas no Ceará. As 40 empresas que mais contribuem foram homenageadas: Grupo M. Dias Branco, Granja São José e Mercadinhos São Luiz. Bittencourt, presidente da Fecomércio Ceará, foi homenageado, juntamente com outros empreendedores, pela Câmara Municipal de Fortaleza, na última terça-feira (30). A sessão solene aconteceu em comemoração ao Movimento Empreendedorismo em Ação.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS