O Google incluiu esta semana o Brasil entre os países que possuem relatórios de transparência sobre anúncios políticos em suas plataformas.
Assim, passa a ser divulgado, para os anúncios que se enquadrarem nos critérios, por quem ele foi financiado, o público-alvo escolhido e o alcance aproximado. Também é possível saber o total investido por anunciante.
Segundo a empresa, por ora, o relatório conta com mais de 1.500 anúncios que circularam em plataformas do Google, incluindo o YouTube, e nos sites que utilizam Google AdSense, a partir de novembro de 2021.
Em novembro do ano passado, a empresa passou a exigir verificação de identidade para veicular publicidade política no país e já tinha anunciado que o relatório estaria disponível a partir do primeiro semestre deste ano.
A medida também é parte do acordo assinado em fevereiro com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), no contexto do programa de combate à desinformação.
EUA: desde 2018
A novidade chega ao Brasil mais tarde do que em outros países. Nos Estados Unidos, o relatório de transparência já é disponibilizado desde 2018. Ele também já estava disponível na União Europeia, Reino Unido, Israel, Austrália, Índia, Nova Zelândia e Taiwan.
Entram no relatório anúncios que se referem a partidos políticos, a candidatos a cargos no nível federal ou ainda a ocupantes destes cargos. Estão sendo considerados os postos de presidente, vice-presidente, senador e deputado federal.
Dessa forma, anúncios que se refiram, por exemplo, a candidato a governador, mas não incluam nome de partido, não terão os dados sobre anunciantes revelados no Brasil.
Já nos EUA, é possível verificar não só anúncios para cargos estaduais como os que tratem de “referendo, uma iniciativa ou uma proposta qualificada para ser votada no estado em questão”.
O uso de anúncios foi uma das armas empregadas pela campanha de desinformação russa para afetar as eleições norte-americanas de 2016. O Google tinha assumido em 2017 o compromisso global de lançar relatório sobre anunciantes promovendo campanhas eleitorais, como a própria empresa destaca no anúncio desta quinta.
A vereadora de Fortaleza Priscila Costa (PL) disputa uma vaga na Câmara dos Deputados pelo Ceará, podendo ser...
Redação O Otimista redacao@ootimista.com.br O estado do Ceará chegou a 14 casos confirmados de varíola dos macacos. Ainda existem 161 casos em...
Deixe uma resposta