Na semana passado outros nove municípios já tinham solicitado a medida. Votação será na quinta-feira (25)
Aflaudísio Dantas
aflaudisio@ootimista.com.br
Sete municípios se juntam à lista de espera por decreto de calamidade pública. Somente a Assembleia Legislativa tem respaldo para votar o decreto em favor dos municípios. De acordo com o presidente da Casa, Evandro Leitão PDT-CE), a votação será na próxima quinta-feira (25).
Os municípios de Salitre, Araripe, Ipaumirim, Boa Viagem, Aiuaba, Mauriti e Forquilha são os nomes da vez. Evandro Leitão adianta em entrevista ao Diário do Nordeste que a aprovação da medida deve ocorrer sem problemas.
Na última semana os deputados estaduais aprovaram decreto de calamidade pública para os municípios de Antonina do Norte, Cariús, Catunda, Ibiapina, Jaguaretama, Jucás, Maracanaú, Santana do Acaraú e Tarrafas, até 30 de junho de 2021.
Com a aprovação do estado de calamidade pública os gestores públicos ganham mais liberdade para agir sem seguir alguns trâmites da Lei de Responsabilidade Fiscal. Prazos para prestação de contas e limites de gastos ficam mais flexíveis. Também há dispensa de licitação em obras e serviços.
A adoção do estado de calamidade pública tem sido uma das principais armas de prefeitos e governadores no enfrentamento à crise provocada pela pandemia de covid-19.
Giuliano Villa Nova economia@ootimista.com.br Quando ainda era um estudante de Medicina, no início da década de 1990, Iramar Moreira tinha um sonho:...
Giuliano Villa Nova economia@ootimista.com.br Em fevereiro do ano passado, a dona de casa Lúcia Neves não tinha outra opção: precisava arregaçar as...
Deixe uma resposta