Política

PT/Fortaleza prepara rito para escolha do pré-candidato a prefeito no domingo (21)

Israel Gomes
israel@ootimista.com.br

As quatro chapas de apoio ao presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão, conquistaram maioria dos votos na eleição dos delegados do dia 7 de abril

Petistas durante o anúncio do resultado da eleição de delegados do PT/Fortaleza no último dia 7 de abril. (Foto: José Guimarães/Reprodução Instagram)

O PT/Fortaleza chega ao momento decisivo para a definição do nome que representará o partido nas eleições de 2024 para a Prefeitura da Capital. Os 200 delegados partidários definirão no domingo, 21, o nome do pré-candidato da legenda para a disputa da sucessão do prefeito José Sarto (PDT). O colegiado foi escolhido por meio dos votos dos filiados no último dia 7 de abril, na etapa inicial do método Encontro que foi definido pela Executiva municipal petista para escolha do representante.

“O regimento do Encontro, incluindo seu roteiro, será apreciado pela Executiva na quarta-feira (17), a partir da proposta elaborada pela Secretaria de Organização. Ele preverá a manifestação das chapas e o rito de votação”, explicou o deputado estadual Guilherme Sampaio, presidente da legenda na Capital e um dos nomes que se colocaram à disposição da sigla.

Na eleição do último dia 7, o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Evandro Leitão, conquistou 59,01% do s votos mediante apoio de quatro das sete chapas inscritas, e abriu vantagem para ser o pré-candidato do PT à Prefeitura. Das chapas que apoiaram o parlamentar, a “Unidade Petista Rumo à Vitória” foi a que recebeu mais votos, sendo 24,60% do total.

A “Unidade Ação Popular” obteve 13,63%; a “Unidade Esperança MPT/MS/EPS” ficou com 11,01%; e a “Unidade por Fortaleza”, 9,77%. O número de delegados eleitos em apoio a Evandro, nas quatro chapas, totaliza 118 delegados.
Individualmente, a chapa de apoio à ex-prefeita de Fortaleza e deputada federal Luizianne Lins, intitulado “Luizianne Prefeita”, foi a mais votada com 29,33%, o que representa aproximadamente 58 delegados.

Das outras chapas que estavam concorrendo, “Nosso Partido, Nossa Fortaleza”, ligada ao deputado Guilherme Sampaio, conseguiu 9,75% dos votos – cerca de 19 delegados. A chapa “Por uma Fortaleza do Povo”, representada pela deputada Larissa Gaspar, contabilizou 1,87% – cerca de três delegados. Entre os cinco pré-candidatos, apenas Artur Bruno não inscreveu chapa.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de os demais pré-candidatos abdicarem da disputa em prol de Evandro Leitão, que obteve maioria dos delegados, o presidente do PT/Fortaleza disse que “essa consulta deve ser feita a cada pré-candidato, que em sua maioria compuseram chapas que defendiam suas indicações”.

“Particularmente, esse é meu primeiro compromisso: com aqueles e aquelas que defenderam meu nome como candidato a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores: reuniremos os delegados de nossa chapa, no sábado (20), véspera do Encontro”, afirmou o parlamentar.

Relembre os resultados da eleição dos delegados do PT/Fortaleza:

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS