Política

Presidente do MDB anuncia Simone Tebet como pré-candidata à Presidência

Lançamento da pré-candidatura será em dezembro, conforme anunciou o deputado federal Baleia Rossi, que destacou a senadora como “nome do partido”

Baleia Rossi Foto: Reprodução

O presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi (SP), anunciou nesta quinta-feira ( 25) a pré-candidatura da senadora Simone Tebet à Presidência da República. O anúncio foi feito pelas redes sociais junto a data de lançamento que será no mês de dezembro.

“Desde março, tive conversas com dirigentes nacionais e regionais do MDB. A conclusão geral é que precisamos de um nome do partido para 2022. Por isso iremos homologar @SimoneTebetms como pré-candidata ao Planalto, na próxima reunião da Executiva no início de dezembro”, afirmou Baleia Rossi.

O partido chegou à Presidência do Brasil três vezes com a trajetória de não ter ganhado uma eleição, mas emplacando os vice-presidentes correligionários na chefia do Poder Executivo, como José Sarney, no lugar de Tancredo Neves que faleceu antes de tomar posse, Itamar Franco, no lugar de Fernando Collor Mello por renúncia antes de sofrer impeachment, e Michel Temer, no lugar de Dilma Rousseff que sofreu impedimento de mandato.

A sigla tida como independente diante do governo Bolsonaro, os dois líderes do Governo Federal no Congresso Nacional são do MDB: Eduardo Gomes na Câmara dos Deputados e Fernando Bezerra Coelho no Senado. 

Nas eleições de 2018, o ex-presidente Michel Temer não foi candidato à reeleição e a sigla candidatou o ex-ministro da Fazenda do governo Temer, Henrique Meirelles, para disputar o Palácio do Planalto. O economista, no entanto, recebeu somente 1,2 % dos votos.

Trajetória da pré-candidata 

Simone Tebet nasceu em Três Lagoas no Mato Grosso em 1970 e está no primeiro mandato de senadora, eleita em 2014. A parlamentar é formada em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tem mestrado em direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). A pré-candidata integrou a CPI da Covid no Senado como representante da bancada feminina na Casa e é ex-presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Casa.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS