Política

Notas sobre o Congresso, corrida ao Planalto e outros motes

Erivaldo Carvalho
erivaldo@ootimista.com.br

De volta ao trabalho, deputados e senadores têm pela frente uma longa e urgente agenda para o País. Com foco total na economia, a pauta passa pelas macro políticas de concessões e licenciamentos, energia e mobilidade urbana. Em paralelo, questões tributárias, particularmente relacionadas ao preço dos combustíveis.

Não é fácil congressistas alinharem debates e votações em prol do País em ano eleitoral. Todos só pensam naquilo. Inclusive, os poucos que não disputarão as eleições. Não será de assustar, inclusive, os que correrão atrás do prejuízo, tentando produzir em poucos meses o que não conseguiram em mais de três anos.

No Executivo, a realidade também bate à porta do presidente, que já teria sido aconselhado a não ir para a reeleição, optando por apoiar um aliado. Bolsonaro não funciona assim. Principalmente, depois de ter acumulado tantas frentes de intrigas, para todos os lados e gostos. Ele e seu núcleo duro vão para o tudo ou nada.

A Justiça Eleitoral também será desafiada neste 2022. Pouco indica que a legislação e autoridades darão conta da terra sem lei em que querem transformar o processo eleitoral no ambiente online. Tudo somado e considerado, parece que a forma como se busca e se exerce o poder no Brasil dão sinais de ultrapassagem.

Mantida a aliança PT-PDT no Ceará
Houve muita discussão da ala petista comandada pelos deputados José Airton Cirilo, Luizianne Lins e Elmano de Freitas. Mas não passou disso. O PT do governador Camilo Santana e José Nobre Guimarães seguirá ao lado do PDT do senador Cid Gomes e do presidenciável Ciro Gomes. Com o resultado, os vitoriosos já estão de olho na vaga de vice na chapa pedetista ao Abolição. Mas essa discussão vai muito além de uma plenária e envolve várias outras forças.

Camilo e as parcerias
Com bons resultados em vários setores, o governador Camilo Santana (PT) está cada vez mais próximo de prefeitos que integram outros grupos políticos. Depois de firmar parceria com a gestão Vitor Valim (Pros), em Caucaia, para construção de espigões no Icaraí –, o petista esteve em Maracanaú, ao lado de Roberto Pessoa (PSDB), incrementando parceria na área da saúde.

O equilíbrio de Sarto
Pensar grande, mas sem esquecer as pessoas, é a meta a ser buscada por qualquer gestão pública. Ainda mais em se tratando de uma cidade desigual, como Fortaleza. Nesse sentido, o prefeito Sarto segue no rumo certo, ao conciliar grandes obras, a exemplo do Parque Rachel de Queiroz, Cuca do Pici e Nova Beira Mar, à assistência à população de rua e distribuição de medicamentos.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS