Política

Cinco nomes e uma vaga na chapa majoritária situacionista

PC Norões
pcnoroes@ootimista.com.br

O PDT tem pelo menos cinco nomes fortes para encabeçar a chapa majoritária na eleição deste ano. Um deles, o senador Cid Gomes, jura de pés juntos que não tem o menor desejo de voltar a ser governador. Izolda Cela, a atual vice-governadora, também não tem dado sinais de que pleiteia a indicação, mas não é carta fora do baralho. Outros três ‘governamentáveis’, estes sim, têm se movimentado com desenvoltura, embora não assumam a condição de pré-candidato: Roberto Claudio, Mauro Filho e Evandro Leitão.

Atribui-se ao ex-presidente Tancredo Neves a máxima: “Presidência da República não é projeto, é destino”. O mesmo vale para outros cargos executivos, como governador e prefeito. Não basta o desejo do candidato, há uma série de fatores que, conjuntamente, podem viabilizar uma vitória nas urnas. A máxima foi usada recentemente por Cid Gomes, ao comentar a possível escolha de Roberto Claudio para disputar a sucessão de Camilo Santana. “É o mais bem avaliado nas pesquisas, fez uma grande gestão como prefeito de Fortaleza e tem a preferência de boa parte dos pedetistas”, disse o senador. “Mas precisa construir sua candidatura, viabilizá-la junto às lideranças não só do nosso partido mas também dos nossos aliados”, completou.

Roberto Claudio não se fez de rogado. Desde então tem circulado por todo o estado, expressando suas ideias e ouvindo demandas. A receptividade tem sido muito boa, até pela habilidade do ex-prefeito, um político por excelência. O grande desafio é dobrar resistências no partido do governador. Setores do PT, especialmente os aliados de Luizianne Lins, ainda carregam ressentimentos de disputas passadas. Desatado esse nó, dificilmente RC não será o candidato.

A decisão será só em julho, quando acontecem as convenções partidárias. Até lá, outros pedetistas mantêm-se ativos. Casos do deputado federal Mauro Filho e do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão. São nomes fortes, referendados pelos irmãos Cid e Ciro Gomes e sem restrições na base aliada. Se necessário, estão prontos para encarar a disputa.

Agradecimento
Em suas redes sociais, o ex-secretário de Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, agradeceu o trabalho desenvolvido no Estado em prol da vacinação dos cearenses. Iniciou manifestação citando o sanitarista Rodolfo Teófilo, chegando ao ex-governador Tasso Jereissati e aos ex-secretários de Saúde Marco Penaforte, Carlile Lavor e Anastácio Queiroz. “Reconhecer a história é a principal estratégia para solução dos problemas atuais e do futuro”, disse Cabeto.

Sanear é preciso
Para além do reconhecido talento para implementar projetos turísticos – vide o Beach Park, maior parque aquático da América do Sul -, o secretário Arialdo Pinho (Turismo) é também um ardoroso defensor da ocupação responsável e sustentável do litoral cearense. É, portanto, com evidente satisfação que o secretário comemora os R$ 50 milhões no orçamento estadual destinados à duplicação do sistema de esgotamento sanitário de Jericoacoara. O atual sistema já ficou obsoleto diante do crescimento do principal destino turístico do estado.

Unanimidade
O presidente Bolsonaro (PL), sancionou, última quinta (07), sem vetos, o Projeto de Lei Complementar 32/21, criando a lei 190/22, que regulamenta a cobrança do ICMS nas operações interestaduais destinadas ao consumidor final não contribuinte. PLP de autoria do senador Cid Gomes (PDT-CE) com relatoria do deputado Eduardo Bismarck (PDT-CE), responsável pela articulação da urgência e aprovação por unanimidade na Câmara dos Deputados.

Pontos iguais
O vereador cearense Pedro França (Cidadania) esteve reunido com Salvino Oliveira, titular da Secretaria de Juventude Carioca, no Rio de Janeiro. Trataram de diversos assuntos, entre eles o que há de comum entre Fortaleza e a cidade fluminense. Pedro França ainda visitou a comunidade da Rocinha.

Emprego temporário
O Hospital Estadual Leonardo da Vinci (Helv), em Fortaleza, e o Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte estão com vagas para contratação temporária de profissionais de saúde com registro ativo. No Helv, são 20 vagas para enfermeiro, 50 para médico, 60 vagas para técnico em Enfermagem e cinco vagas para fisioterapeuta, além de cadastro de reserva. Já no hospital do Interior são cinco vagas para enfermeiro, sete para médico, oito para técnico em Enfermagem e seis para fisioterapeuta, também com oferta de cadastro de reserva em todos os cargos. Interessados enviem currículo com certificados de títulos por e-mail, colocando no campo “Assunto” o cargo de interesse até o dia 10 de janeiro.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS