Política

Bancada do PDT-CE na Câmara define apoio incondicional à Ciro e ao nome escolhido para disputa estadual

Os deputados federais pelo Ceará do Partido Democrático Trabalhista assinaram nota em que definem apoio "incondicional" à candidatura de Ciro Gomes para a Presidência e ao nome escolhido para representar a legenda na campanha pelo governo do Ceará em 2022

Deputados estaduais e federais do PDT-CE manifestaram apoio incondicional à candidatura de Ciro Gomes para a Presidência em 2022. Foto: PDT/Divulgação

Os deputados federais pelo Ceará do Partido Democrático Trabalhista assinaram nota em que definem apoio “incondicional” à candidatura de Ciro Gomes para a Presidência e ao nome escolhido para representar a legenda na campanha pelo governo estadual este ano.

O texto foi divulgado na noite desta quarta-feira (22) e segue a linha do acordado entre a bancada estadual na terça, quando, reunidos com Evandro Leitão (PDT), presidente da Assembleia, parlamentares definiram que também não questionariam a escolha do partido para o pleito no estado.

“Os Deputados Federais afirmam também que a candidata ou candidato ao Governo do Estado do Ceará contará com o apoio irrestrito e empenho inegociável de cada um dos membros da bancada”, diz a nota desta quarta-feira.

As manifestações ocorrem em meio ao movimento interno do partido entre os quatro correligionários cotados para buscar o Palácio da Abolição.

O deputado federal Mauro Filho, o deputado estadual Evandro Leitão, a governadora do Ceará, Izolda Cela e o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, são os nomes levantados até o momento.

Todavia, a corrido principal se dá entre Izolda e RC, visto que a governadora tem apoio do ex-governador Camilo Santana (PT), principal nome do PT no Ceará atualmente, enquanto o ex-prefeito é o favorito de Ciro e Cid Gomes (PDT).

Confira a nota na íntegra:

NOTA OFICIAL DA BANCADA DO PDT DA CÂMARA FEDERAL

A bancada federal do PDT Ceará, em consonância com a bancada estadual, segue firme no apoio incondicional à pré-candidatura de Ciro Gomes ao cargo de Presidente da República do Brasil.

Os Deputados Federais afirmam também que a candidata ou candidato ao Governo do Estado do Ceará contará com o apoio irrestrito e empenho inegociável de cada um dos membros da bancada.

O PDT acredita no trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo de vários anos no Ceará e por isso está unido, forte e motivado para o próximo pleito eleitoral.

Assinam a nota os deputados federais André Figueiredo, presidente do PDT no Ceará, Mauro Filho, Eduardo Bismarck, Pedro Bezerra, Idilvan Alencar, Leônidas Cristino e Robério Monteiro.

Roberto Cláudio é o único que alcança Wagner

Ainda na terça, uma pesquisa Real Time Big Data, encomendada pela Record, mostra que RC é quem tem mais chances contra Capitão Wagner (União), principal opositor da aliança que comanda o estado (PDT-PT).

Tecnicamente, Roberto Claudio já chegaria á campanha empatado com Wagner se a campanha tivesse início hoje, visto que Wagner desponta com 40% e RC, 35%, com margem de erro de três pontos para mais ou para menos.

Izolda tem a segunda melhor performance entre os pedetistas, com 29% contra Wagner, que lidera com 44%.

No cenário com Mauro Filho, Wagner alcança 45% das intenções de voto, contra 19% do deputado pedetista.

A maior diferença ocorre com Evandro Leitão, que tem 11% de intenções de voto contra 49% do líder estadual do União Brasil.

Petistas estão com Izolda

Ainda na terça, durante comemoração dos 15 anos do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), o ex-governador Camilo Santana se referiu a Izolda como “mãe do Ceará” e “mãe do Paic”, claras manifestações de apoio do pré-candidato ao senado em favor da definição da atual governadora para a corrida estadual. Lideranças do PT chegaram a falar em romper com o PDT caso Roberto Cláudio fosse indicado, mas o próprio Camilo sinalizou em entrevistas que preza pela manutenção da aliança que se reveza no governo do estado há 16 anos.

 

 

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS