Política

Assembleia Legislativa lançará Relatório Cada Vida Importa nesta segunda-feira (13)

O evento será realizado por meio de webinar com título “Cada Vida Importa: 5 anos de mobilização pelo direito à vida de adolescentes” sob o tema “Interiorização da violência: o protagonismo dos municípios na prevenção aos homicídios na adolescência”.

Assembleia Legislativa do Ceará (Foto: AL-CE)

A Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) irá lançar, nesta segunda-feira (13), o relatório Cada Vida Importa de 2020 para dialogar com os municípios do estado sobre a responsabilidade na área de prevenção da violência. O material também traz as principais atividades e monitoramento de dados do primeiro semestre de 2020.

A apresentação do levantamento será realizada durante o webinário “Cada Vida Importa: 5 anos de mobilização pelo direito à vida de adolescentes” sob o tema “Interiorização da violência: o protagonismo dos municípios na prevenção aos homicídios na adolescência”. A temática foi pauta de reportagem especial do Relatório Cada Vida Importa 2020.1, que será lançado no evento. 

O debate celebra os cinco anos de existência do Comitê de Prevenção e Combate à Violência da AL-CE, presidido pelo deputado Renato Roseno (Psol), levantando discussões sobre a prevenção de homicídios.

O evento será transmitido pela TV Assembleia  (canal 31.1) e pelo canal no YouTube da AL-CE (TVAssembleiaCeara) às 16 horas.

Projeto em tramitação

O Legislativo cearense está com um projeto de lei que pretende priorizar a investigação de crimes cometidos contra crianças e adolescentes. De acordo com o texto, os inquéritos serão etiquetados com os termos “Prioridade – vítima Criança ou Adolescente” para seguir com celeridade nos trâmites administrativos. 

A proposta é de autoria do deputado estadual Delegado Cavalcante (PSL) que destaca a importância da medida para as soluções dos casos. “Essa medida é no sentido de trazer para as vítimas, seus familiares e sociedade uma resposta mais célere do Poder Público na solução desses casos e controle da criminalidade”, esclarece.

Lançamento de ferramenta para mulheres em situação de violência

Também na segunda-feira (13), a Assembleia Legislativa lançará o canal de comunicação pela plataforma Whatsapp para auxiliar mulheres em situação de violência. A ferramenta vai possibilitar às mulheres fazer o agendamento de atendimento jurídico e psicossocial, que é oferecido pela Procuradoria Especial da Mulher, além de receber informações sobre os demais equipamentos da Rede de Acolhimento e Enfrentamento à Violência contra a Mulher, disponíveis no Ceará.

O canal “Zap Delas” estará disponível pelo número (85) 9.98140754. O serviço será oferecido por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp e vai funcionar de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, e contará com servidoras capacitadas para identificar possíveis casos de violações contra mulheres.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS