Política

As prévias do PSDB e o impacto na formação de chapas em 2022

Neste domingo, 21, será conhecido o pré-candidato do PSDB à presidência da República, em 2022. E, apesar do esforço do senador Tasso Jereissati, que rodou o Brasil cabalando votos para o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, nos bastidores tucanos o sentimento é de que dificilmente João Doria Filho deixará de ser o escolhido. Aliás, os aliados do governador de São Paulo já dão como liquidada a fatura, com uma ampla vantagem de Dória para Leite, na casa dos 70%.

A última semana de campanha foi cercada de suspense, com a sugestão de aliados de Eduardo Leite ao presidente da sigla Bruno Araújo para o adiamento da disputa. A justificativa seria a desconfiança de que o aplicativo para votação teria demonstrado fragilidades de segurança no sistema. Prontamente, Doria e Arthur Virgílio – o terceiro candidato – divulgaram uma nota conjunta na qual classificavam o ocorrido como “imoral e inaceitável”. O próprio Eduardo Leite usou as redes sociais para negar a intensão de adiar as prévias. “Não procede a informação de que nossa campanha tenha proposto adiar as prévias do PSDB. Não faz sentido postergarmos a decisão em um processo do qual temos absoluta confiança na vitória”, postou o governador gaúcho.

Certo é que o resultado das prévias tucanas é aguardado com expectativa pelo mundo político, pois terão impacto sobre o posicionamento de outros partidos. Dória vencedor é certeza de que o PSDB terá candidato próprio. O potencial de votos do governador de São Paulo ainda é incerto, inclusive em sua terra. As pesquisas divulgadas até aqui não são animadoras, mas não dá para desprezar a capacidade de articulação do tucano paulista para conseguir apoio em diversos partidos, sobretudo do centrão. Já uma vitória de Leite contemplaria os que entendem que o PSDB deve se compor com partidos que defendem uma terceira via para enfrentar Lula e Bolsonaro, com a possibilidade, inclusive, dos tucanos abrirem mão (nesse caso, asa) da cabeça da chapa.

Cidadão do Cariri
José poderia ter nascido em Fortaleza, onde hoje residem seus pais, irmãos e avós. Mas o governador e a primeira-dama preferiram que o caçula fosse, como os pais, filho do Cariri. Onélia é de Juazeiro do Norte; Camilo, do Crato, o Cratinho de Açúcar, onde o pequeno José viu pela primeira vez a luz do dia, na última quinta-feira (18).

Não me deixes
No dia em que, se fosse viva, Rachel de Queiroz completaria 111 anos, a escritora foi reverenciada em sua antiga moradia, a Fazenda Não Me Deixes, em Quixadá. Uma comitiva da Academia Cearense de Letras (ACL), capitaneada pelo ex-governador Lúcio Alcântara (PSDB), se reuniu com amigos e familiares de Rachel, num encontro onde todos puderam reviver a história da escritora naquele lugar, sua convivência com a família e os amigos e seus principais momentos de passagem por Quixadá. Rachel de Queiróz foi a primeira mulher eleita para integrar a Academia Brasileira de Letras (ABL).

O dissidente
A trajetória política do ex-deputado federal e ex-ministro Paulo Lustosa virou livro. O autor é o filho dele, Paulo Henrique, que conta a ascensão de Lustosa, ex-secretário de Planejamento do governo Adauto Bezerra e eleito deputado federal pela Arena, em 1978. Reeleito em 1982, participou ativamente da campanha Diretas Já, trocou o PDS pelo emergente Partido da Frente Liberal (PFL) e foi o primeiro parlamentar fora do PMDB a aderir à candidatura presidencial de Tancredo Neves, que o indicou pra comandar o Ministério da Desburocratização. O livro ‘O Dissidente’ terá lançamento virtual, em live do Inesp, da Assembleia Legislativa, às 17 horas desta segunda-feira, 22.

Homenagem
Em tempo de comemorações pelos 2 anos deste jornal e 1 ano da TV, o Grupo Otimista será homenageado no próximo dia 26, às 19 horas, no auditório Waldyr Diogo, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), pelo Sindicato das Indústrias Químicas. A homenagem será durante o Encontro Anual das Indústrias Químicas deste ano. O Otimista receberá a comenda Parceiros do Setor Químico. A honraria será concedida a importantes parceiros que têm contribuído e nos acompanhado ao longo dos 35 anos do Sindiquímica.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS