Política

Apoio de Tasso pode impulsionar crescimento de Eduardo Leite

O senador Tasso Jereissati poderá oficializar ao longo desta quarta-feira (28) a retirada de sua pré-candidatura a presidente da República e, ato contínuo, anunciar apoio ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que disputará as prévias do PSDB, no dia 20 de novembro, com o governador de São Paulo, João Doria. Não será um mero apoio, Tasso terá um papel importante na articulação dentro do ninho tucano, onde há uma clara rejeição a Doria, inclusive – e principalmente – dentro de seus redutos, o PSDB paulista.

Tucanos de bico duro, como os ex-governadores José Serra e Geraldo Alckmin, também estão com Eduardo Leite. Eles não engolem o atual governador, que não só quer disputar a presidência, mas também quer impor o candidato do partido à sua própria sucessão em São Paulo. O sucesso da articulação pró-Leite no PSDB pode, inclusive, impactar na composição de uma chapa de consenso no chamado campo da terceira via. Uma dobradinha com Eduardo Leite, por exemplo, por certo agregaria bastante à candidatura de Ciro Gomes (PDT). Além de dar um caráter mais nacional à chapa, Tasso seria uma espécie de fiador do pedetista junto ao empresariado. E qual seria o impacto de uma composição como essa no cenário local? Boa pergunta.

Em campo
Como parte das ações do Setembro Amarelo, a Frente Parlamentar da Assembleia Legislativa em Defesa da Saúde Mental e Combate à Depressão e ao Suicídio, presidida pela deputada Érika Amorim (PSD), visitou as estruturas do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), equipamento do Governo do Estado, em Messejana. A visita foi realizada em conjunto com a Comissão de Seguridade Social e Saúde da Assembleia, presidida pelo deputado Guilherme Landim (PDT). “Viemos ver de perto não só a estrutura do equipamento, mas também a questão dos profissionais que atuam por aqui e os pacientes que buscam este atendimento” justificou a deputada Erika.

Decreto aprovado
A comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara aprovou o Projeto de Decreto Legislativo do deputado André Figueiredo (PDT) contra medida do Governo Federal que previa zerar o imposto de importação cobrado sobre armas de fogo, como revólveres e pistolas. Atualmente a alíquota é de 20% do valor do produto. O presidente Bolsonaro editou a resolução no fim do ano passado, quando o Brasil sofria com milhares de mortes pelo coronavírus e o governo postergava a compra de vacinas.

Meio Ambiente
O governador Camilo Santana (PT-CE) assumiu, durante o Global Citizen, o compromisso de criar mais cinco Unidades de Conservação de Proteção Integral até 2025, além de implementar um programa de adaptação ao clima visando zerar emissões gases de efeito estufa, com total apoio ao desenvolvimento de energias renováveis, inclusive com a criação de um hub de hidrogênio verde no Ceará. O Global Citzen arrecadou doações para o combate à pobreza e desigualdade social, preservação do Meio Ambiente e incentivo à vacinação contra a covid-19.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS