Política

A largada do Move CE

O primeiro encontro da agenda colaborativa do Move CE será nesta terça-feira, 14, às 15 horas, no auditório Murilo Aguiar da Assembleia Legislativa. Estarão presentes os principais representantes e agentes estratégicos do setor produtivo da Macrorregião Grande Fortaleza, formada por 19 municípios. O Move CE promove o diálogo e a articulação visando fortalecer a economia cearense e contribuir para a retomada do crescimento com geração de emprego e renda no Estado.

Fruto da parceria entre a Assembleia Legislativa, por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos – coordenado pelo deputado estadual Tin Gomes -, e a Trends CE, o Move CE tem o objetivo de revisitar importantes planos de desenvolvimento econômico em execução no Ceará.

A iniciativa promove ainda a escuta ativa dos agentes estratégicos e atores do Estado a partir da realização de 14 encontros, um em cada macrorregião cearense. o Move CE representa essa articulação entre o poder público e a iniciativa privada, ouvindo as demandas do setor produtivo, analisando dados e apontando caminhos possíveis”, afirma o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão.

Em andamento
Reunião na manhã desta segunda-feira, 13, no gabinete do secretário estadual da Cultura tratou do processo de tombamento do Campo de Concentração do Sítio Patu, em Senador Pompeu, e o Registro do Caminho da Seca. Além de Piúba, estavam presentes o deputado estadual Acrísio Sena (PT), o prefeito de Senador Pompeu Maurício Pinheiro, e a coordenadora de Patrimônio Cultural e Memória, Cristina Holanda. Em audiência pública em novembro, requerida por Acrísio, foi assinado o Termo de Cooperação Técnica entre a Secult e Senador Pompeu nas ações de preservação e promoção do patrimônio cultural do município, o que contribuirá bastante para os processos de tombamento em andamento.

Segurança
Se é controversa para alguns, para o turismo a exigência de comprovante de vacina contra covid-19 para viajantes do exterior, determinada pelo ministro do STF Luís Roberto Barroso, é uma boa. Por um motivo simples: as pessoas estão levando em consideração a política de combate à covid dos países que escolhem para passear. “Muitos turistas internacionais evitam nosso país porque não temos uma política segura”, afirma Fabio Aguayo, diretor da CNTur (Confederação Nacional do Turismo). “A decisão do Supremo para fazer este regramento pode até incentivar a vinda de turistas vacinados para o país”, acrescenta.

Segurança portuária
Em visita ao Núcleo Especial de Polícia Marítima (Nepom), no Porto do Mucuripe, na última semana, a Guarda Costeira dos Estados Unidos apresentou o Programa Nacional de Segurança Portuária deles. O objetivo do intercâmbio é o aperfeiçoamento do trabalho portuário dos dois países no sistema de transportes marítimos. Dentre outros assuntos, foi discutida a segurança cibernética e a necessidade de capacitação dos integrantes da comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Cesportos) para 2022.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS