Política

2022 será mais feliz se todos colaborarem

PC Norões
pcnoroes@ootimista.com.br

E, enfim, 2021 está indo embora. Um ano que começou com a esperança universal do fim da pandemia que nos maltratara no ano anterior, logo nos primeiros meses se mostrou igualmente aterrorizante. A segunda onda da covid foi ainda mais devastadora e nos levou centenas, milhares de seres humanos, e nem os mais jovens, até então presumivelmente menos expostos, escaparam.

Vieram as vacinas e a esperança se renovou. O número de casos, e sobretudo de óbitos, baixou a níveis baixos e a vida, aos poucos, foi voltando ao normal. Estamos quase lá, mas ainda não acabou. A variante Ômicron está aí, multiplicando o número de casos, desta vez associada a um surto de H3N2, variante da Influenza, que tem nocauteado muita gente e preocupando as autoridades sanitárias. Não é caso de desespero, mas exige precaução. O alerta a seguir é do respeitado infectologista Robério Leite, coincidentemente meu vizinho de condomínio.

Diz ele: “Está ocorrendo claramente um aumento exponencial dos casos de síndromes respiratórias aqui em Fortaleza. Destacam-se o Vírus Influenza A(H3N2) Darwin, que emergiu no Brasil numa época muito anterior à esperada habitualmente (março-julho), começando por epidemia no Rio de Janeiro, depois São Paulo, e que chegou firme por aqui, levando à superlotação das emergências. O pior é que a vacina da gripe que tomamos esse ano (poucos tomaram, infelizmente) tem baixa proteção, pois essa nova cepa de Vírus Influenza só estará na composição da vacina da gripe que chegará ao Brasil apenas no início de março.

Por outro lado, já está ocorrendo simultaneamente um aumento expressivo de casos de covid, inclusive com confirmação de pacientes com infecção pelos dois vírus ao mesmo tempo. Com a chegada da Ômicron, a transmissão deverá se acelerar muito. Portanto, não é momento de descuidar de uso de máscaras, não é momento de aglomeração, de abandonar o uso de álcool em gel para higienização das mãos. (É momento de) Restringir as comemorações de final de ano para pequenos núcleos familiares. Reuniões virtuais sempre que encontros presenciais não sejam indispensáveis. Sobrevivemos até aqui, vamos entrar em 2022 com saúde para realizarmos nossos sonhos.” Está dado o recado. Cuidemo-nos! Feliz 2022!

Não alisa para ninguém
Muita gente não sabe, mas partiu de um cearense a solicitação para que o Tribunal de Contas da União (TCU) apure possíveis irregularidades na relação entre Sergio Moro (Podemos) e a empresa que o contratou após sua saída do Ministério da Justiça. A Alvarez & Marsal é responsável pela recuperação judicial da Odebrecht, a empreiteira que quebrou na sequência das investigações de corrupção da Lava Jato, operação da qual Moro era o juiz. Lucas Rocha Furtado é subprocurador do TCU e é conhecido por farejar ilícitos sem levar em consideração ideologia ou cor partidária. Com Furtado, errou, tem que pagar.

Patrimônio carnavalesco
O carnaval de Aracati é considerado o maior carnaval do Ceará. Ano após anos reúne foliões de todos os cantos do Brasil e até do Exterior, que dividem os quatro dias de folia entre belas praias como Canoa Quebrada e o tradicional desfile de trios elétricos no centro histórico da cidade. Justo, portanto, o reconhecimento, em lei, da festa como manifestação da cultura nacional. Projeto do deputado federal aracatiense Eduardo Bismarck (PDT), já devidamente sancionado pelo presidente Bolsonaro (PL). “[…] esse é um reconhecimento de todos que fizeram nosso carnaval nos últimos mais de 100 anos”, pontua o congressista.

Energia limpa
Caucaia ganha nesta quinta-feira, 30, uma Usina de Minigeração Solar Fotovoltaica de 400kWp, instalada no Centro de Treinamento do Trabalhador Cearense – CTTC/IFCE. É o maior equipamento público de geração fotovoltaica do Estado. Custo (R$ 1,3 milhão) bancado em parceria pelo Governo do Ceará/Secitece e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O projeto total prevê a criação do Complexo de Energias Renováveis no CTTC Pecém, que incluirá ainda um laboratório para atender as demandas daquela região. Ao todo, serão destinados R$ 6 milhões para o projeto, frutos do convênio.

Pioneirismo do Judiciário cearense
O governador Camilo Santana (PT) e a presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJCE), desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, assinaram nesta quarta-feira, 29, contrato de financiamento do Promojud, projeto de modernização da Justiça cearense. Com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o projeto tem dois eixos principais: transformação digital no aprimoramento dos serviços ao cidadão e fortalecimento da governança e da gestão. O TJCE será o primeiro tribunal a executar um projeto dessa envergadura. “Com esse financiamento, teremos a modernização e a sociedade será muito beneficiada”, comemorou a desembargadora Nailde.

 

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS