Política

Projeção aponta tempo de TV de 3 minutos para Wagner e Elmano; Roberto Cláudio terá 2

Análise foi feita a partir das coligações e da quantidade de deputados federais de cada partido; a projeção oficial do TSE deve sair ainda hoje

Sâmya Mesquita
samya@ootimista.com.br

Capitão Wagner e Elmano devem ter 3 minutos de tela; Roberto Cláudio terá apenas 2. (Foto: Divulgação/ALCE, Instagram e Prefeitura de Fortaleza)

Um tuíte feito pelo perfil Análises Eleitorais mostra a projeção preliminar do tempo de tela dos principais candidatos ao Governo do Estado do Ceará nas eleições de 2022.

Na análise, Capitão Wagner, em coligação do Podemos, União Brasil, Republicanos, PL e PTB e Avante, terá o maior tempo em TV, com 3 minutos e 18 segundos. Mas o candidato Elmano de Freitas, que lidera a coligação entre PT, PCdoB, PV, MDB, PP, SD, PROS, PSOL e Rede, terá tempo semelhante: 3 minutos e 8 segundos.

A projeção foi feita, segundo o perfil na rede social, tendo em vista a quantidade de deputados federais do Estado: 90% do tempo é distribuído proporcionalmente ao tamanho da bancada e os outros 10%, igualitariamente.

Em terceiro lugar no tempo de tela, aparece o candidato Roberto Cláudio, da coligação com PDT, PSD, PSDB, Cidadania e PSB. O tempo é de apenas 2 minutos e 32 segundos.

Vale salientar, em conformidade ao afirmado no perfil do Twitter, que se a base do governador Camilo Santana não estivesse dividida entre Elmano e Roberto Cláudio, o candidato escolhido teria a maior coligação de todo o país, com cerca de 15 partidos, e o segundo maior tempo de TV: 5 minutos, perdendo apenas para a candidatura de Clécio Luís, do Amapá.

O PP não aparecia na coligação de Elmano porque a direção nacional do partido havia proibido alianças com o PT. Entretanto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revogou essa interferência na noite desta sexta-feira, 5 e o tempo de 42 segundos foi adicionado.

A análise ainda não é a oficial do TSE, que deve ser divulgada ainda neste sábado.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS