Covid-19

Vacinas da AstraZeneca começam a ser aplicadas nesta quarta (27) em idosos acima de 75 anos no Ceará

Mesmo com a restrição de idade, volume de vacinas não é suficiente para vacinar todos os idosos da faixa etária escolhida

Aflaudísio Dantas
aflaudisio@ootimista.com.br

Foto: Diego Sombra/ Hospital São José

Com todos os lotes das vacinas de Oxford/AstraZeneca entregues aos municípios, começa nesta quarta-feira (27) o processo de vacinação com esse imunizante no Ceará. A prioridade na vacinação é para idosos acima de 75 anos, de acordo com o cronograma seguido pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) no combate à covid-19.

Os imunizantes da AstraZeneca foram desenvolvidos pelo laboratório em parceria com a Universidade de Oxford. No Brasil a produção das vacinas ficou a cargo da Fundação Instituto Osvaldo Cruz (Fiocruz).

O total recebido pelo Ceará não é suficiente para atendar toda a população na faixa etária escolhida para o momento. Por isso o Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação contra a Covid-19 e a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) traçaram um planejamento onde algumas prioridades foram escolhidas em detrimento de outras.

Os municípios, que são os responsáveis pela aplicação das vacinas, devem vacinar primeiro os idosos acima de 75 anos que estiverem acamados; em seguida os idosos acima de 90 anos; idosos acima de 85 anos; idosos acima de 80 e idosos acima de 75 anos.

Cabe aos municípios definir as estratégias adotadas para seguir o planejamento definido acima.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS