Panorama

Sombra na Terra do Sol

Por PC Norões
pcnoroes@gmail.com
Que tal uma cidade super-arborizada, onde as pessoas caminham protegidas do sol escaldante? Bem, infelizmente não é o caso de Fortaleza. Nossa capital, não obstante as várias intervenções da atual gestão para proporcionar mais segurança e conforto para os pedestres, ainda tem um déficit monumental nessa área. Serão necessários ainda muitos anos – talvez até décadas – de investimentos para que tenhamos em toda a cidade calçadas adequadas e acessíveis.
Porém, há algo que pode ser feito com mais rapidez e que não exige um alto investimento do Poder Público. Em Paranavaí, no Paraná, uma Lei Municipal obriga todo morador a ter uma árvore na frente de casa. O mesmo vale para prédios comerciais. Quem não tiver, está passível de multa de R$ 2.270. Não pode ser qualquer árvore, a Secretaria de Meio Ambiente é que indica a espécie adequada.
Fortaleza poderia importar essa ideia. Evidentemente com adaptações, visto que nem calçadas existem em algumas áreas pobres. Injusto, portanto, exigir dos moradores desses locais tal responsabilidade. Mas, poderia-se começar por áreas onde as condições para os pedestres são até boas mas o sol abrasador desestimula o saudável hábito de caminhar. Fica a dica.
O Conciliador
Manoel Linhares é daqueles sujeitos que todo mundo quer por perto. Afável, prestativo e de uma disposição para o trabalho de impressionar. A ponto de conquistar a confiança do setor de turismo, eleito e reeleito que foi para presidir a ABIH nacional. Articulado, frequenta gabinetes poderosos em Brasília sem a necessidade de pré-agendamento. Ganhou até a simpatia de Bolsonaro, que o queria comandando seu novo partido, no Ceará.
Escolha bem recebida em círculos de apoiadores de Bolsonaro aqui. Esta semana o “Baixinho”, como Manoel Linhares é carinhosamente chamado, foi figura central de encontro de empresários articulado pelo ex-presidente da Fiec Beto Studart, em seu escritório no imponente BS Design. Estava lá até Geraldo Luciano, o pré-candidato a prefeito de Fortaleza do Partido Novo.
O problema é que dirigir o partido do presidente é mergulhar de cabeça no centro de uma política polarizada, de ânimos exaltados. E a beligerância não cabe em seu perfil. O Baixinho é, por natureza, um conciliador.Bem-vindo
O AgroNordeste, programa do Ministério da Agricultura comandado pelo cearense Danilo Forte, pode receber uma injeção de recursos dos Estados Unidos. Isso se o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) levar em conta o pedido da ministra Tereza Cristina, que sugeriu o investimento em projetos brasileiros, como o da agricultura de baixo carbono.

Bolada
Campeonato Brasileiro na reta final, diretorias de Fortaleza e Ceará escancaram os cofres para incentivarem os atletas a darem o máximo para manterem tricolores e alvinegros na 1ª divisão nacional. Premiação está na faixa dos R$ 2 milhões em cada clube. Não é generosidade. A permanência na elite representa milhões de reais no orçamento dos clubes. Futebol é negócio.

Liderança
Prefeitura de Fortaleza terá mais 90 milhões de euros – cerca de 470 milhões de reais – disponíveis para obras de urbanização. Os recursos conseguidos junto a AFD – Agência Francesa de Desenvolvimento, serão aplicados prioritariamente em bairros mais pobres, onde uma rua calçada e iluminada faz uma tremenda diferença. Só quem conhece de perto entende.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS