Panorama

Rússia pode invadir Ucrânia a qualquer momento, diz conselheiro de Biden

Jake Sullivan deu declarações à CNN / Reprodução Youtube

Jake Sullivan, conselheiro de segurança nacional do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse neste domingo (13) que a Rússia pode invadir a Ucrânia a qualquer momento, ao longo desta semana.

“Uma grande ação militar pode começar pela Rússia na Ucrânia a qualquer momento”, disse Sullivan, para em seguida ponderar que o país ainda espera que a diplomacia possa prevalecer.

As declarações do conselheiro da Casa Branca foram dadas à rede de televisão CNN.

De acordo com o especialista, as forças russas estão em um lugar onde uma invasão pode ocorrer antes do final dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, que terminam no próximo domingo (20).

Diplomacia
“Estamos preparados para continuar a trabalhar na diplomacia, mas também estamos preparados para responder de forma unida e decisiva com nossos aliados e parceiros caso a Rússia prossiga”, acrescentou.

Sullivan deu essas declarações um dia depois que o presidente Joe Biden alertou o presidente russo, Vladimir Putin, sobre “custos rápidos e severos” caso ele ordenasse uma invasão.

Os EUA estimam que a Rússia tenha mais de 100 mil soldados perto da fronteira com a Ucrânia, com milhares adicionados nesta semana, de acordo com um funcionário do governo.

No sábado (12), os EUA retiraram algumas de suas forças da Ucrânia e ordenaram a evacuação da maioria de seus funcionários da embaixada no país.

Sullivan havia alertado anteriormente os americanos no país para sair de lá imediatamente, pois a ação militar poderia começar com um bombardeio aéreo que poderia matar civis.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS