Panorama

Praia do Cumbuco é indicada ao programa global Bandeira Azul


Programa é maior premiação global dedicada à gestão de praias, marinas e embarcações de turismo. Ao todo, 40 bandeiras foram pré-aprovadas no Brasil, sendo 29 praias e 11 marinas. Indicação dos locais ocorrem após avaliação de júri nacional

Redação O Otimista

Localizada no município de Caucaia, a praia do Cumbuco, um dos principais destinos turísticos do Ceará, foi indicada pelo Programa Bandeira Azul, a maior premiação global dedicada à gestão de praias, marinas e embarcações de turismo. A indicação veio após avaliação do júri nacional da premiação, que conta com a participação do Ministério do Turismo.

Ao todo, 40 bandeiras foram pré-aprovadas, sendo 29 praias e 11 marinas,  aumento de 42% em relação à temporada 2021, quando 28 locais foram certificados, recorde do programa.

Além da praia do Cumbuco, também foram indicadas pela primeira vez para o programa: Lagoa do Peri, Florianópolis (SC); Praia de Itaúna, Saquarema (RJ); Praia do Cerro, Barra Velha (SC); Praia do Forno, Armação de Búzios (RJ); Praia de Taquaras, Balneário Camboriú (SC); e Praia Grande e do Ervino, em São Francisco do Sul (SC).

Outras cinco marinas também foram indicadas: Voga Marine (SP); Iate Clube de Santos, Angra dos Reis (RJ); Iate Clube de Santos, Guarujá (SP); Marina da Conceição, Florianópolis (SC); e Yacht Clube da Bahia, Salvador (BA).

O ministro do Turismo, Carlos Brito, parabeniza os destinos indicadas e reforçou o empenho do governo federal na preservação ambiental e sustentável do país. “Teremos mais praias certificadas e, com certeza, isso impactará positivamente no reconhecimento das belezas naturais brasileiras pelos turistas do mundo todo”, afirma.

Para se qualificar para o Bandeira Azul, uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente.

O programa busca elevar o grau de participação e de conscientização da sociedade quanto à necessidade de proteger os ambientes marinho/costeiro.

Confira a lista dos locais indicados: bit.ly/38KpO0u

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS