Panorama

Por risco de desmoronamento, Sarto anuncia demolição do edifício São Pedro

Segundo Sarto, contribuiu para o estado de deterioração do edifício, a falta de intervenção dos proprietários, assim como a publicação de decreto do Governo do Ceará revogando a declaração de interesse público do imóvel
Aflaudísio Dantas
aflaudisio@ootimista.com.br

Foto: ASCOM/PMF

O edifício São Pedro, tradicional edificação no entorno da Praia de Iracema, será demolido. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (4), pelo prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT). Sarto afirma que laudos da Prefeitura indicam risco de desmoronamento da estrutura.

“Os laudos técnicos indicam não ser mais possível a recuperação. Enquanto isso, o imóvel vem sendo depredado e acessado por quem desconhece ou ignora a insegurança. Lamentavelmente, uma pessoa já morreu ali”, alerta o prefeito.

Segundo Sarto, contribuiu para o estado de deterioração do edifício, a falta de intervenção dos proprietários, assim como a publicação de decreto do Governo do Ceará revogando a declaração de interesse público do imóvel. “A situação exige providências, sob pena de colocar mais vidas em risco”, salienta.

A demolição ocorrerá sob iniciativa da Prefeitura, mas os gastos com o procedimento serão cobrados junto aos proprietários. O imóvel estava ocupado por pessoas em situação de vulnerabilidade social, mas elas foram redirecionadas para locais seguros sob os cuidados da Secretária de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS).

Até a demolição, equipes de segurança sob coordenação da Prefeitura, incluindo a Guarda Municipal, garantirão o isolamento da área.

Requalificação
A intervenção no edifício São Pedro ocorre dentro da intervenção realizada pela Prefeitura na Praia de Iracema, onde ocorre uma revitalização da área. “As obras de requalificação da Praia da Iracema estão avançando em ritmo acelerado e, agora, vamos iniciar os serviços de pavimentação ali, justamente no entorno do edifício São Pedro”, explica Sarto.

De acordo com o gestor, não faz sentido manter na região revitalizada uma estrutura que destoa do entorno e oferece riscos à população. “E não há qualquer cabimento em fazer uma requalificação como essa para atrair mais pessoas para aquela área e manter uma edificação que coloque em risco a vida dos trabalhadores e dos visitantes”, diz.

Histórico
Foi no São Pedro que funcionou o Hotel Iracema Plaza,um dos mais tradicionais da história da Capital. O Iracema Plaza Hotel foi inaugurado em 1951, iniciando a tradição hoteleira de Fortaleza. O edifício passou a ser conhecido por sua arquitetura exótica inspirada em hotéis de luxo de Miami, frequentemente comparado a um navio, além de ter sido o primeiro edifício de mais de três andares a ser construído na Praia de Iracema.

O São Pedro, nesse contexto, acabou sendo o catalisador para o surgimento da atividade hoteleira na região e outras atividades comerciais. Em 2022, ganhou vida projeto para revitalizar o espaço mediante tombamento. A ideia era deixar o local sob gestão da Secretaria do Turismo do Estado do Ceará (Setur).

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS