Jornal Impresso

Pelo fim da omissão

Embora concorram diretamente pelas verbas de publicidade, plataformas como Google e Facebook não se responsabilizam pelo conteúdo postado por blogueiros e afins

Qualquer leitor desta coluna, sentindo-se ofendido ou lesado com o conteúdo de uma nota, pode recorrer à Justiça para pedir reparação. Nesse caso, o jornal responde junto com o colunista. Isso vale para qualquer meio de comunicação tradicional, seja rádio, jornal ou TV. Entretanto, a regra não vale para as mídias digitais. Embora concorram diretamente pelas verbas de publicidade, plataformas como Google e Facebook, por exemplo, não se responsabilizam pelo conteúdo postado por blogueiros e afins. Se acionados, simplesmente dizem que não são produtores de conteúdo, apenas disponibilizam espaços. A Justiça não consegue alcançá-los, então o próprio mercado se encarregou de fazê-lo. Desde ontem o Facebook está sofrendo boicote de algumas das maiores companhias do mundo para pressionar a plataforma a rever sua política, considerada omissa, em relação a disseminação de mensagens odiosas. Cerca de 400 empresas, entre elas, gigantes como Coca-Cola, Unilever, Volkswagen, Honda, Ford e Adidas, deixarão de veicular anúncios na rede, pelo menos, até o fim do mês. Agora é esperar os resultados.

Jovem conservador
Conservadores do Ceará têm assento no Conselho Nacional da Juventude, órgão do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos: Carmelo Neto, que ensaiou os primeiros passos na política com apenas 13 anos, nas manifestações pelo impeachment da então presidente Dilma Rousseff. Desde então, o jovem tem usado as redes sociais para se posicionar politicamente, com um discurso conservador nos costumes e liberal na economia. Foi assim que ganhou a simpatia do presidente Bolsonaro e o convite para integrar o Conselho. Hoje com 18 anos, Carmelo é filiado ao Republicanos e deve disputar uma cadeira na Câmara de Fortaleza.

Conteúdo estratégico
Uma experiência multiplataforma de conteúdo estratégico voltada para conectar oportunidades de negócio e investimentos. A TrendsCE será apresentada próximo dia 8, às 19h, pelo YouTube. Especialistas de peso garantem análises de qualidade. É o caso de Hélder Rebouças, ex-diretor-geral do Senado e doutor em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), que, neste lançamento, assina um quadro sobre o saneamento básico e investimento privado.

Na hora do almoço
A já tradicional live das quintas-feiras do Lide Ceará debate, neste segundo dia de julho, “O papel do setor elétrico na retomada da economia” em novo horário: de 12h às 13h. O convidado desta edição é Wilson Ferreira Junior, presidente da Eletrobras. A transmissão será exclusiva para filiados e convidados – e acontecerá via conferência remota na plataforma Zoom, atendendo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde e do Governo do Ceará.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS