Quem olhar para o céu meia hora antes do nascer do Sol nesta sexta-feira, 24, poderá acompanhar um espetáculo celestial sem a necessidade de usar um binóculo ou telescópio. Pela primeira vez desde 2004 será possível observar a olho nu o alinhamento da Lua com os cinco planetas mais brilhantes do Sistema Solar: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.
O sol nasce em Fortaleza por volta das 5h39min, sendo 5h9min o melhor horário para observar o fenômeno.
Mercúrio é o que ficará mais perto do horizonte. Na sequência aparecerão Vênus, a Lua, Marte, Júpiter e Saturno. Quem tiver um bom binóculo ou um telescópio ainda poderá ver Urano, que estará ao lado da Lua, em tonalidade esverdeada, e Netuno, em tons azulados entre Júpiter e Saturno.
Essa conjunção planetária é comum ocorrer com dois ou três planetas, mas o desta sexta, com cinco, é mais raro e só se repetirá em 2040, segundo os astrônomos. Além dos fãs da astronomia, quem ficará de olho no alinhamento são os astrólogos, que analisam a influência que os astros têm na vida das pessoas. (Claudinei Queiroz/Folhapress)
Evento reúne autoridades de diversos países com objetivo de alcançar o desenvolvimento sustentável na economia do mar Aflaudísio Dantas aflaudisio@ootimista.com.br Uma delegação cearense...
O STJ (Superior Tribunal de Justiça) derrubou neste sábado (25) a decisão da Justiça do Paraná que havia suspendido investigação...
Deixe uma resposta