Jornal Impresso

For Rainbow chega à maioridade e outras notas, por Émerson Maranhão

A Maioridade do For Rainbow

(FOTOS: DIVULGAÇÃO)

O For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero chega à maioridade em 2024. De 21 a 28 de junho deste ano, será realizada a 18ª edição do festival, que é referência nacional e internacional em discussão da pluralidade sexual e de gênero. Geralmente realizado no quarto trimestre, o festival antecipou sua realização para o mês do Orgulho LGBTI+ e ocorrerá no Cineteatro São Luiz e no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, além de também chegar às cidades de Quixadá, Crato e Sobral.

E já é possível inscrever filmes para a seleção de suas mostras competitivas. Podem participar filmes de qualquer duração, que abordem temas LGBTI+ e os temas identidade e/ou gênero, finalizados a partir de 1º de janeiro de 2022. As inscrições devem ser feitas até o dia 15 de maio no site https://filmfreeway.com/forrainbow. Podem ser inscritas produções de quaisquer nacionalidades desde que as obras que não sejam brasileiras possuam legendas em inglês.

Os filmes serão exibidos em seis mostras: Competitiva internacional de Curta e Longa Metragem, Mostra Feminino Plural, Mostra Duplo Orgulho, Mostra de Filmes Convidados, Mostra de Filmes Cearenses e Mostra Educativa Virtual para 750 escolas públicas do sistema de educação à distância do Ceará, com alcance para 350 mil aluno/as. A programação é totalmente gratuita.

 

 

Pré-estreia para convidados

O longa Férias Trocadas, dirigido por Bruno Barreto e com o cearense Edmilson Filho à frente do elenco, terá sessão de pré-estreia para convidados em Fortaleza na próxima terça-feira, 23. Além de Edmilson, estarão na sessão as atrizes Aline Campos e Carol Castro, intérpretes das esposas dos dois personagens de Edmilson na comédia.

O filme conta a história de dois ‘Josés Eduardos Santos’, que viajam no mesmo voo para Cartagena com as famílias, que têm estilos e classes sociais bem diferentes. A confusão começa quando os dois, por engano, trocam de hospedagem. Edmilson Filho também assina o roteiro do longa junto com Bia Crespo, Juliana Araripe, Otávio Martins e Dario Pato, baseado na ideia original de Bia Crespo. A estreia em circuito nacional está marcada para 2 de maio.

Assista ao trailer do filme:

 

Mostra Preamar

Também na próxima terça-feira, o Cinema do Dragão recebe a V Mostra Preamar Audiovisual, com curtas-metragens realizados por estudantes da 7ª turma do programa de formação da Escola Porto Iracema das Artes. A exibição começa às 19hs e apresenta os filmes: Crayon, de Juno e Becca Lutz; Quando Meus Lábios Sagrados Disseram Palavras Secretas (FOTO), de Ariza Torquato, Briar e Kaye Djamiliá; Topera, de Rodrigo Gadelha; e UrêaSeca’ de Dizio Brito. A sessão é gratuita mediante a retirada de ingressos na bilheteria do Cinema, uma hora antes.

 

Monet na Telona

Vermelho Monet, premiado longa dirigido por Halder Gomes, já tem data de estreia em circuito nacional: 9 de maio. Conhecido por seus filmes de comédia, que levaram multidões ao cinema e pela série Cine Holliúdy, que emplacou três temporadas na TV Globo, Halder faz sua primeira incursão pelo drama e assina o argumento e o roteiro, além da direção.

O protagonista é Johannes Van Almeida, interpretado por Chico Diaz, um pintor pouco aceito no mercado, que está perdendo sua visão. Ele encontra na atriz Florence Lizz (Samantha Müller) a inspiração para realizar sua maior obra, e seu caminho também cruza com o de Antoinette Lefèvre (Maria Fernanda Cândido), uma marchand influente que tem o poder de transformar o quadro numa obra famosa e valiosa.

Michelline Helena está nos créditos como colaboradora do roteiro, Patrícia Baía como uma das produtoras executivas, Márcio Ramos nos Efeitos Visuais e Helgi Thor como montador. Todos com longa carreira no audiovisual cearense.

Assista ao trailer do filme:

 

ABRE ASPAS

“O filme transborda da vontade de pôr na tela o que mais me fascina: pintar, ler sobre arte e ver pinturas. Viajo para visitar museus e galerias incessantemente e passo grande parte do meu tempo livre pintando ou desenhando. Nessas andanças sempre me deparo com pinturas que aguçam a curiosidade de saber quem e o que está além do alcance dos olhos. Para isso, viajo para lugares pra entender o que certos pintores viram e o que os fizeram pintar daquela forma

Halder Gomes, cineasta, roteirista e diretor do filme Vermelho Monet, que abre sua trilogia inspirada em grandes artistas plásticos.

 

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS