Panorama

Estudante da Unifor é selecionada para participar de debate com vencedores do Prêmio Nobel

Iniciativa é inédita no Brasil e tem o intuito de debater a importância da ciência na sociedade

Aflaudísio Dantas
aflaudisio@ootimista.com.br

(Foto: Divulgação)

A estudante do sexto ano de medicina da Universidade de Fortaleza, Raquel Queiroz, 24 anos, vai participar de debate online com dois vencedores do Prêmio Nobel. O evento O Valor da Ciência vai acontecer no dia 8 de abril, às 10h. A organização é da Academia Brasileira de Ciências em parceria com Nobel Prize Outreach e colaboração do Instituto Serrapilheira.

A iniciativa é inédita e tem o intuito de debater a importância da ciência na sociedade e na elaboração de políticas públicas. Foram mais de 170 alunos de 90 universidades participando do processo de seleção.

Uma das vencedoras do Nobel é a norueguesa May-Britt Moser, vencedora da edição de 2014 do prêmio. Ela foi agraciada por suas descobertas de células cerebrais que definem nossa orientação espacial. Já Serge Haroche, foi um dos vencedores do Nobel de Física em 2104, graças a métodos experimentais inovadores que permitem a medição e manipulação de sistemas quânticos individuais, de sua autoria.

“Uma discussão com dois vencedores do Prêmio Nobel a respeito do valor da ciência, num momento complexo como este que atravessamos, representa uma oportunidade ímpar para refletirmos sobre o papel da ciência no desenvolvimento da humanidade e no enfrentamento dos desafios que temos diante de nós. Devemos buscar, amparados pelo que há de mais avançado no conhecimento científico, caminhos que nos permitam, de forma sustentável, preservar vidas e retomar o desenvolvimento econômico, gerando empregos, renda e inclusão social”, disse Luiz Davidovich, presidente da Academia Brasileira de Ciências.

 

 

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS