Jornal Impresso

Dr. Cabeto diz que ICM objetiva desde 2001 fortalecer estrutura da UFC

Ao Otimista, ex-secretário de Saúde do Ceará e fundador da instituição pondera que ICM tem como matriz fortalecimento da UFC, sobretudo da estrutura universitária hospitalar, desde sua fundação

Kelly Hekally
Correspondente em Brasília
kellyhekally@ootimista.com.br

Dr. Cabeto assinou ofício que formaliza doação realizada pelo instituto à UFC (Foto: Divulgação)

O Instituto de Ciências Médicas Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ICM) formalizou ontem (24) a doação do prédio de hospital construído no Polo Médico de Porangabussu à Universidade Federal do Ceará (UFC). Ao O Otimista, o ex-secretário de Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, afirmou que, apesar da sinalização oficial da doação ter acontecido este ano, desde 2001 a instituição objetiva o o fortalecimento da UFC, sobretudo a estrutura de medicina. As negociações para doação, acrescentou, começaram logo após sua saída da Secretaria de Saúde (Sesa).

“A ata de fundação do ICM de 2021 demonstra claramente o intuito de fortalecer a UFC, e mais especificamente o hospital universitário”, disse. Questionado sobre data para o início das atividades, Dr. Cabeto apontou acreditar que, caso haja eficiência na execução das obras, em aproximadamente 18 meses, elas poderão ser iniciadas.

O cálculo tem como expectativa o final de 2022. O ICM, explica, manterá suas atividades de intermediação com a “sociedade para fortalecer o ensino, a pesquisa e o desenvolvimento de políticas públicas na área da saúde.”

Formalização da doação
A formalização da doação por parte do ICM ocorreu via ofício protocolado no gabinete da reitoria da UFC, assinado por Dr. Cabeto e Plínio José da Silva Câmara – respectivamente, fundador e presidente do instituto. Foram doadas, conforme o documento, as instalações já construídas, incluindo os projetos de engenharia e arquitetura.

“A doação será integral, tanto do equipamento de saúde quanto do terreno – de inteira propriedade do ICM – que a construção doada ocupa”, acrescenta o ofício, que solicitou que a “promoção dos atos administrativos necessários à conclusão da doação ora proposta,” descreve o ofício.

O ICM é uma instituição da sociedade civil sem fins lucrativos e objetiva a implementação, no Ceará, de um Centro de Referência Nacional em Pesquisa, Ensino, Assistência de Alta Qualidade e Produção de Tecnologia. Desde sua criação, a entidade se dedicada ao desenvolvimento das ciências médicas no Estado, com programas próprios ou de colaboração com os setores público e privado. Com a UFC, os convênios têm finalidades educacionais nas áreas de ensino e pesquisa.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS