Panorama

“Dia D” da multivacinação nacional para crianças e adolescentes será neste sábado

Os imunizantes, segundo a Sesa, estarão disponíveis em todos os postos dos 184 municípios cearenses. População deve comparecer portando a caderneta de vacinação

Redação O Otimista 

redacao@ootimista.com.br

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O “Dia D” da Campanha Nacional de Multivacinação está marcado para este sábado, 16. No Ceará, os postos de saúde dos 184 municípios funcionarão para aplicação dos imunizantes e verificação da situação vacinal de crianças e adolescentes de 6 meses a 14 anos, 11 meses e 29 dias.

O público alvo, conforme recomenda a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), deve comparecer aos serviços de saúde com a caderneta de vacinação. No Ceará, segundo a Sesa, as coberturas vacinais de todos os imunobiológicos do calendário nacional não atingiram a meta preconizada pelo Ministério da Saúde de 90% (BCG e Rotavírus) e 95% (demais vacinas).

Dentre as vacinas que estarão disponíveis nos postos na campanha estão: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano). A campanha é capitaneada pelo Ministério da Saúde e segue até 29 de outubro.

Também conforme a Sesa, as doses contra a covid-19 poderão ser administradas simultaneamente com as demais vacinas, no público entre 12 e 15 anos. A única que segue autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para este fim é a vacina da Pfizer/BioNTech.

A pasta estadual reforça a importância da mobilização da sociedade para que se obtenha uma maior adesão à estratégia, que objetiva oportunizar o acesso às vacinas contempladas no Calendário Nacional de Vacinação, melhorando as coberturas vacinais no Estado e contribuindo para controle e erradicação das doenças imunopreveníveis.

 

 

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS