Jornal Impresso

Cuidados na amamentação em tempos de pandemia

Helaine Oliveira

helaineoliveira@ootimista.com.br

Amamentar é não só um ato de amor, mas fundamental para o bebê. Mas em tempos de pandemia, como a mamãe deve proceder se sentir sintomas do novo coronavírus? De acordo com nota técnica da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano da Fiocruz, “A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta a manutenção da amamentação por falta de elementos que comprovem que o leite materno possa disseminar o novo coronavírus, e que os benefícios da amamentação superam quaisquer riscos potenciais de transmissão do vírus através do leite materno”.
Segundo o médico pediatra Valderi Souza Júnior, emergencista da COAPH, se a mãe estiver infectada ou suspeitar estar infectada com o novo covid-19, se desejar permanecer amamentando, deverá fazer as medidas de precaução como usar a máscara, lavar bem as mãos e demais cuidados de higiene consigo e com a criança, além dos utensílios, como é o caso da desmamadeira, por exemplo.
Entre as dicas, vale destacar: lavar as mãos por pelo menos 20 segundos antes de tocar o bebê ou antes de retirar o leite materno (extração manual ou na bomba extratora); Usar máscara facial (cobrindo completamente nariz e boca) durante as mamadas e evitar falar ou tossir durante a amamentação; A máscara deve ser imediatamente trocada em caso de tosse ou espirro ou a cada nova mamada.

Iguatemi prorroga drive-thru de Páscoa

O drive-thru de Páscoa do Shopping Iguatemi Fortaleza foi prorrogado e acontece até hoje (17), das 10h às 18h, no estacionamento coberto, próximo à entrada com acesso à loja Centauro. As lojas Cacau Show, Havanna, Kopenhagen, Loja do Bem e Lojas Americanas estarão vendendo ovos de Páscoa a preços convidativos. Para presentear, a Loja do Bem disponibilizará alguns itens artesanais com motivos de Páscoa.

Fazer o bem
A Casa Vida, iniciativa do Grupo ICC que garante acolhimento, suporte emocional e atenção humanizada aos pacientes do SUS que fazem tratamento de câncer em Fortaleza e que não têm onde se hospedar na capital, será a instituição beneficiada pela campanha “O Bem de Perto”. Para auxiliar diretamente na manutenção da Casa Vida e no dia a dia da proteção de médicos e pacientes, basta entrar em contato (85) 9 9652-2847. As doações também podem ser feitas em dinheiro, depositado na conta do próprio instituto.

Delivery Solidário
Para ajudar instituições a manterem suas atividades neste período de pandemia, o Colégio Darwin criou o delivery solidário, e lançou a campanha “Carona Contra o Corona”. A iniciativa tem como objetivo arrecadar doações de roupas, alimentos e materiais de higiene e fazê-las chegar a instituições beneficentes.

Como doar
Entre as instituições beneficiadas com a iniciativa estão o Lar Torres de Melo, a Casa do Menino Jesus e o Lar da Imaculada. Para participar, basta ligar ou mandar mensagem para o telefone (85) 99769-0032 e a equipe do Colégio Darwin vai coletar a sua doação em qualquer bairro de Fortaleza.

Coca-Cola beneficia catadores

A Coca-Cola Brasil e o Instituto Coca-Cola Brasil criaram um fundo para beneficiar comunidades de baixa renda e catadores de resíduos com ações diretas contra o coronavírus. Os recursos vão para ONGs e instituições que, nos últimos 20 anos, são parceiras em programas de capacitação de emprego, acesso à água e reciclagem da empresa. No Nordeste, território atendido pela Solar Coca-Cola, serão contempladas 27 ONGS, além dos cooperados de 67 instituições vinculadas ao Reciclar pelo Brasil, maior projeto de reciclagem inclusiva do país. Numa frente, o objetivo é ajudar a combater a Covid-19 em 71 comunidades de 14 estados e Distrito Federal, onde vivem 2,8 milhões de pessoas.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS