Covid-19

Crianças têm repescagem de vacinação contra covid neste fim de semana em Fortaleza

No ato da vacinação, será necessário apresentar o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) e documento oficial de identificação da criança

Criança vacinada (Foto: Bruno Santos/ Folhapress)

Neste sábado e domingo, 29 e 30 de janeiro, crianças de 5 a 11 anos que faltaram à data do agendamento da vacina contra a Covid-19 terão nova oportunidade no Centro de Eventos, no bairro Edson Queiroz. No sábado, a repescagem ocorrerá ainda em mais dez postos de saúde da Capital, de 9 às 16 horas.

Além da repescagem, Fortaleza atenderá também, ao longo do fim de semana, novos agendamentos para o público infantil. A imunização do público infantil teve início no dia 15 de janeiro em Fortaleza, obedecendo à ordem decrescente de idade, iniciando pelos de 11 anos e já alcança as crianças de 8 anos.

Documentos necessários

No ato da vacinação, será necessário apresentar o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS) e documento oficial de identificação da criança: certidão de nascimento, carteira de identidade ou passaporte. Também será necessário apresentar um documento original com foto do responsável pela criança no momento da aplicação.

Crianças com comorbidades ou deficiências permanentes: terão que apresentar, além dos documentos de identificação, o atestado, relatório ou prescrição médica indicando o motivo para a priorização da vacina. Será necessário levar a cópia do documento comprobatório da comorbidade ou deficiência permanente para ser entregue aos vacinadores no ato da aplicação.

Os pacientes assistidos na Rede de Atenção Primária do Município (postos de saúde) e Psicossocial (CAPS) de Fortaleza podem apresentar a cópia impressa do Registro Eletrônico de Atendimento, com a estratificação de risco caracterizando a presença da comorbidade ou deficiência da criança.

Síndrome gripal

Crianças com Covid-19 só devem receber o imunizante 30 dias após o início dos sintomas ou do resultado positivo em casos de assintomáticos. Em casos negativos para o coronavírus, mas com quadro de síndrome gripal, o recebimento da vacina deve ocorrer após 48 horas do desaparecimento dos sintomas.

Cadastro de crianças

O cadastro está disponível no Saúde Digital, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), etapa obrigatória para o agendamento para imunização em Fortaleza. Nele, é obrigatório apresentar o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS). Esse pode ser verificado no ConecteSUS, no aplicativo Mais Saúde, ou pelo cartão do plano de saúde, caso a criança possua. Caso a criança não tenha nenhum registro do cartão nacional, pode se dirigir a um dos 116 postos de saúde para emissão, levando documento oficial de identificação e comprovante de residência dos pais ou responsáveis.

Locais de atendimento da repescagem infantil:

Sábado (29/01)

Centro de Eventos (Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz)

Regional de Saúde I

Posto de Saúde Carlos Ribeiro (Rua Jacinto Matos, 944 – Jacarecanga)

Posto de Saúde Maria Aparecida (Av. K, 915 – Vila Velha)

Posto de Saúde Dr. Zenirton Pereira da Silva (R. José Roberto Sáles, 475 – Barra do Ceará)

Regional de Saúde II

Posto de Saúde Irmã Hercília Aragão (Rua Frei Vidal, 1821 – São João do Tauape)

Regional de Saúde III

Posto de Saúde Licínio Nunes de Miranda (Rua 06, S/N – Quintino Cunha)

Posto de Saúde Sobreira Amorim (Rua Des. Luís Paulino, 190 – Jóquei Clube)

Regional de Saúde IV

Posto de Saúde José Valdevino Carvalho (Rua Guará, S/N – Itaoca)

Regional de Saúde V

Posto de Saúde Dr. Pontes Neto (Rua 541, nº 150 – 2ª etapa – Conj. Ceará)

Regional de Saúde VI

Posto de Saúde Edmar Fujita (Av. Alberto Craveiro, 1480 – Boa Vista)

Posto de Saúde Waldo Pessoa (Rua Cap. Hugo Bezerra, 75 – Barroso)

Domingo (30/01)

Centro de Eventos (Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz)

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS