Panorama

Coronavírus e os cuidados com as crianças

helaineoliveira@ootimista.com.br

Em tempos de coronavírus, os pais se vêem com receio do que fazer para que os filhos se protejam. De acordo com o pediatra Valderi Souza, os cuidados básicos de higiene como lavar as mãos e evitar o contato com pessoas adoentadas são essenciais para evitar que não só essa, mas as demais viroses se propaguem. “O assunto da vez é o coronavírus, mas não devemos esquecer que estamos em um período em que a população, sobretudo as crianças, ficam expostas a muitas viroses e a prevenção é essencial”, comenta.
Evitar o contato com pessoas infectadas e viagens para locais onde os casos foram confirmados, além de lavar as mãos sempre que possível e usar álcool em gel são algumas dicas do profissional. “Ensinar as crianças a também não tossir ou espirrar perto de alguém e evitar usar objetos de uso comum, dando preferência a utensílios individuais é o mais indicado”, comenta. “Evitar aglomeração, além de observar sintomas como tosse, espirro, por exemplo, são cuidados que se deve ter com qualquer quadro viral”, destaca o pediatra Valderi Souza.
Nas escolas, o cuidado também deve ser redobrado. De acordo com a coordenadora geral da Casa da Tia Lea, Rosângela Mendes, “informações sobre higiene e cuidados preventivos com a saúde são constantemente partilhadas com nossas crianças. Uma rotina em que envolvemos, além dos educadores, outros profissionais e as próprias famílias”, diz.

Cidadania e voto consciente

O Colégio Darwin está realizando o projeto “Liderança 2020”, com foco na simulação de eleições com urnas eletrônicas para os alunos do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. A equipe da escola passou por treinamento com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e as urnas eletrônicas cedidas serão usadas pela primeira vez pelos alunos. Na próxima segunda, 2, será feita a votação com urnas eletrônicas e apuração dos líderes de sala.

Curso gratuito de minicontos em libras

Ensinar, divertir e incluir por meio da contação de histórias. Com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a Língua Brasileira de Sinais, o Sesc Fortaleza irá promover, de forma gratuita, a Oficina de Produção de Minicontos em Libras ministrada pelas professoras Gracy Kelly e Marina Souza, durante as quartas-feiras do mês de março, com turmas às 16h e às 18h. Substituindo a fala e a audição pela língua de sinais, os interessados em aprender novas formas de apresentar narrativas precisam ter conhecimento básico em libras para acompanhar a oficina. Com 25 vagas para cada turma, as aulas são abertas ao público e acontecem na sala orquídea do bloco de atividades na unidade Sesc Fortaleza.

Calçado novo e aventura a valer
O Engenhoca e a Ban Ban Calçados fecharam uma parceria para levar os clientes ao parque de aventuras. Até o dia 27 de março, nas compras a partir de R$ 200, o participante ganha um voucher equivalente a um par de ingressos Conhecer. A ação contempla as 17 lojas da Ban Ban.

Tour de sabores pelo Centro da Cidade
O Sabores da Cidade realiza amanhã (29), a partir das 9h, mais uma edição do Tour Sabores da Cidade pelo Centro de Fortaleza. As vagas são limitadas e custam R$ 65 por pessoa, incluindo quatro degustações. O ponto de encontro é a Praça do Ferreira, em frente ao Cine Teatro São Luiz, às 9h.

Sessão de cinema adaptado
Hoje (28), a partir das 14h50, será realizada no cinema do Shopping Eusébio uma sessão exclusiva do filme Sonic para pessoas dentro do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Os ingressos são 50% reservados para usuários da rede pública da Prefeitura de Eusébio e os outros 50% estarão à venda no local. O projeto Cinema Adaptado começou em dezembro de 2019 e acontece sempre uma vez por mês, com adaptações de luz e som, deixando a sala de cinema com 165 lugares mais acolhedora. Mais informações pelo telefone (85) 3111.5286.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS