Jornal Impresso

Conscientização necessária para manter o bom momento

Julho vai chegando ao fim com os números da covid-19 se mantendo em queda em Fortaleza. Pelo menos até aqui a retomada da economia não trouxe efeitos negativos. E isso tem encorajado o Governo e a Prefeitura a avançarem na flexibilização das medidas restritivas. Com exceção dos setores de eventos, educacional e parte do entretenimento, praticamente toda a cadeia produtiva voltou ao trabalho. Em que pese a irresponsabilidade de muitos, dá para perceber que boa parte da população tem usado máscara e procura manter os cuidados com a higiene e o distanciamento social. Fui a alguns restaurantes e constatei o esforço dos proprietários e funcionários em fazer com que o protocolo seja seguido corretamente. Além do receio de uma fiscalização, todos – patrões e empregados – sofreram as consequências dos meses de paralisação e ninguém quer nem pensar em fechar de novo. Mas para isso é preciso que esse esforço de conscientização seja assimilado pelos que insistem em agir como se a pandemia já não existisse mais. Esses dois primeiros meses de flexibilização mostraram que é possível diminuir os riscos e levar uma vida relativamente normal, desde que todos colaborarem. Não é um favor, é uma necessidade. Pelo menos até que tenhamos a tão sonhada vacina à disposição.

Emoção
Ainda na sessão da última quinta-feira, os sorrisos de alívio dos deputados que contraíram – e venceram – a covid-19 contrastavam com a dor do deputado Renato Roseno (PSOL), que foi às lágrimas ao relatar na tribuna o sofrimento dele e de seus familiares com a perda de sua mãe, durante a pandemia. Dona Valda tinha câncer e morreu em maio. No discurso, Roseno resumiu um pouco o sentimento que ele havia externado, à época, em tocante mensagem postada em seu perfil no Facebook.

Frase
“Não são os cargos que dão liderança. Os cargos têm um mandato certo. As lideranças, quando são lideranças, permanecem no tempo.”

Ulisses Guimarães, ex-presidente da Câmara dos Deputados

Geração distribuída em alta
A ABSOLAR – associação dos produtores do setor -, aferiu que a geração de energia solar distribuída atingiu 3GW de potência instalada no país, com 255 mil sistemas. A Sou Energy, empresa que atua no setor, espera crescer 50% ainda este ano. “O ritmo de expansão acelerou definitivamente, impulsionado pela queda nos preços dos equipamentos e pela valorização da energia limpa”, explica o gerente executivo da Sou Energy, Ígor Batista.

Casa cheia
Com 29 deputados no plenário, a Assembleia Legislativa retomou as sessões presenciais, suspensas desde o início da pandemia da covid-19. Ainda não é um retorno definitivo, já que as sessões presenciais por enquanto só acontecerão às quintas-feiras, e assim mesmo com a opção da participação remota, especialmente para os parlamentares que fazem parte do grupo de risco. Na sessão reinaugural, houve respeito ao protocolo de segurança adotado pela Casa. Não só por parte dos funcionários e assessores, com também dos deputados, que evitaram aglomerações e optaram pelo cumprimento com o cotovelo, como mostra a foto do presidente José Sarto (PDT) e a colega Patrícia Aguiar (PSD).

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS