Panorama

Cearense passa em seleção nacional e ganha bolsa integral de qualificação em tecnologia

Projeto contou com mais de 3.700 inscritos de todo o País e apenas 100 selecionados. A iniciativa visa dar oportunidades de qualificação e requalificação profissional a pessoas em situação de vulnerabilidade

Thamy Cavalcante

Thamy@ootimista.com.br

 

Em maio de 2022, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou um levantamento que apontava mais de 3,4 milhões de trabalhadores desempregados há mais de dois anos, no Brasil. Esse era o caso do cearense Júlio Richardson da Silva Mota, de 26 anos. Natural de Pacatuba, o jovem estava fora do mercado de trabalho desde 2018. Contudo, neste ano, motivado por sua afinidade com tecnologia e seu interesse em atuar no mundo digital, Júlio encontrou uma nova oportunidade para buscar uma vaga profissional.

“Em janeiro de 2022 quando conheci minha atual namorada, Larissa, que também tem interesse pela área de tecnologia, começamos a pesquisar e procurar as mudanças no mundo digital. Nessas pesquisas eu descobri o UX/UI design, gostei bastante da área e comecei a assistir a lives e procurar cursos sobre o assunto”, conta o estudante. 

Em abril deste ano, a Escola Britânica de Artes Criativas & Tecnologia (EBAC), em parceria com a ONG Grupo +Unidos, disponibilizou 100 bolsas online de estudos que contemplam a diversidade. O público alvo da campanha “Conectando Sonho e Realidade” são minorias étnicas e sociais. Dos vencedores, 95% são estudantes de escola pública com renda média familiar inferior a R$ 3.000,00 por mês. Com idade entre 18 e 58 anos, os selecionados puderam se identificar por etnia – com 92% tendo afirmado serem negros (pretos e pardos), 5% indígenas e 3% brancos – e por gênero – com 39% tendo declarado serem mulher cisgênero, 31% homem cisgênero, 19% não binários e 11% transgêneros

Ao todo, candidatos de 19 estados foram selecionados (Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins). Do Ceará, apenas Júlio e outro estudante passaram pela difícil peneira.

“Conheci o projeto no Instagram, por lá conheci também a EBAC e a +Unidos. Foi algo que mudou a minha visão sobre o mundo digital. Quando vi essa oportunidade, vi que era algo que me agradava. Decidi participar porque era algo que mudaria meu futuro. Eu sabia que mudaria minha vida, que me faria muito feliz, e realmente, hoje, estou muito feliz participando do curso.” comenta.

MISSÃO
Os realizadores da iniciativa são o Grupo +Unidos, uma organização com a missão de mobilizar empresas para a transformação social por meio da educação, e a EBAC Online, uma instituição de ensino, que oferece mais de 130 cursos gravados, com foco em educação continuada e desenvolvimento de competências profissionais, além de uma série de iniciativas que preparam o aluno para a inserção no mercado de trabalho.

Ao serem contemplados com a bolsa, os estudantes escolheram um, entre 12 cursos de quatro áreas distintas: Product Design (cursos de Digital Product Design, User Interface Design e UX writing), Programação (cursos de Teste de Software, Javascript e Engenheiro Front-End), Dados (cursos de Big Data do Zero, Data Scientist e Data Analyst) ou Marketing (cursos de Social Media Manager, Performance Marketing e SEO). Atualmente, eles já estão com acesso à plataforma de ensino, realizando seus estudos para receber o certificado de conclusão em um período entre seis e 12 meses. 

Com a primeira semana concluída, Júlio já possui planos para o futuro na profissão. “O curso que estou fazendo é de UI Design – User Interface Design e a minha expectativa é seguir no ramo após concluir o curso. (A experiência) Foi algo que me abriu os olhos para o que eu queria para minha área profissional, e até agora tem sido muito boa a experiência com o UI Design”, afirma o cearense. “Após a finalização do curso, meu objetivo é encontrar uma vaga em alguma empresa na área de games. Caso não saia como previsto, pretendo ficar trabalhando para mim mesmo e abrir minha própria marca, minha empresa”, completa.

 

DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO

Segundo o CEO e sócio fundador da EBAC Online, Rafael Steinhauser, a iniciativa tem o objetivo de democratizar o ensino. De acordo com o empresário, o modelo de negócio da escola foi pensado para ter um alcance amplo, com cursos gravados que podem ser acessados a qualquer momento e de qualquer lugar. 

Já Daniel Grynberg, diretor executivo do grupo +Unidos, ressalta o alcance social do projeto. “Estamos extremamente felizes com o resultado do processo seletivo para o programa de bolsas. Temos como missão trabalhar em iniciativas educacionais que geram empregabilidade e ampliam o acesso a oportunidades de pessoas em vulnerabilidade social e, portanto, essa parceria está muito conectada com o nosso propósito como organização e a nossa atuação”, comenta.

O cearense Júlio Mota ainda enfatiza a relevância que a campanha possui. “Esse projeto teve uma importância muito grande para algumas pessoas que assim como eu, não tinham como adquirir o curso, abriu portas e realizou sonhos de muitas pessoas. Com a oportunidade do curso já comecei a planejar a possibilidade de trabalhar na área de jogos ou até mesmo de montar uma empresa para atuar como UI Designer de APPS, sites etc. , declarou.

 

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS