Jornal Impresso

Capacitação para o trabalho transforma as vidas dos moradores de Icapuí

Na soma das turmas dos dois primeiros cursos, 50 pessoas já foram capacitadas na iniciativa que está fomentando o empreendedorismo, a geração de trabalho e renda no centro de Icapuí e nas comunidades da região

Thamy Cavalcante
thamy@ootimista.com.br

(Foto: Divulgação 2W)

Uma devolução social é a proposta da ação de capacitação profissional e de empreendedorismo realizada em Icapuí, no Ceará. Cursos são ofertados para a população e 50 pessoas já foram formadas. São moradores do centro da cidade e das comunidades de Ponta Grossa, Redonda, Assentamento São Francisco, Mutamba, Cajuais, Quitérias, Morro Pintado e Melancias de cima e de Baixo. O processo seletivo levou em consideração a diversidade de gênero e priorizou as mulheres inscritas.

A iniciativa é um investimento da 2W Ecobank, em parceria com o Senai Ceará e a Prefeitura Municipal de Icapuí, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (Sedema). “A 2W está comprometida com o desenvolvimento social das comunidades onde atua. Nas obras do Complexo Eólico Kairós Wind, vem desenvolvendo uma série de projetos sociais voltados à comunidade, além da priorização da contratação de mão de obra local para a construção do empreendimento. Além da formação de profissionais, dentre os projetos que estão sendo desenvolvidos, destaca-se subsídio financeiro para a elaboração do Plano Diretor do Município de Icapuí, em parceria com a Prefeitura de Icapuí e o meio acadêmico do estado do Ceará”, afirma o CEO da 2W Ecobank, Claudio Ribeiro.

“Os cursos têm o intuito de capacitar e preparar o público para o mercado de trabalho, com conhecimentos iniciais básicos, voltados às demandas das empresas e indústrias do município e região”, declarou Luis Fernando Rahuan, head de Implantação e Investimentos em Geração da 2W Ecobank.

Futuro

(Foto: Divulgação 2W)

“Vejo uma luz em ser inserido novamente no mercado de trabalho. Acredito que pela profissionalização podemos chegar longe, principalmente hoje, com grandes empresas sendo instaladas aqui no município. Minha expectativa agora é colocar em prática tudo o que aprendi na teoria, de preferência, na própria 2W. Essa é uma oportunidade grandiosa”, concluiu Nascimento.

O vice-prefeito de Icapuí, Jobede Cirilo da Silva, enfatizou a presença das mulheres nessas capacitações. “É importante capacitar para que ao surgirem as oportunidades possam agarrá-las. As empresas de grande porte estão chegando ao município e a gente está correndo para conseguir as contrapartidas. Esse foi nosso pedido: capacitar os nossos jovens e priorizar a mão de obra local”, disse.

Com carga horária de 40 horas, os cursos são voltados para adultos de 18 a 49 anos e contam com aulas teóricas e práticas. “Tivemos uma grande procura pelos cursos, demonstrando que há interesse na comunidade por formação e qualificação profissional. Além disso, não teve evasão no curso de Eletrotécnica e todos receberam o certificado de formação pelo Senai”, explica Rosineide Rebouças Maia, supervisora do Trabalho na Sedema.

Iniciativa tem foco especial na formação de mulheres

A iniciativa está ajudando diversos munícipes que buscam se atualizar em sua área de atuação ou uma oportunidade de voltar ao mercado de trabalho. Especialmente, as mulheres.

Keyliane Mendes Chaves, de apenas 18 anos, é moradora do assentamento São Francisco, comunidade carente da região, e tem o grande sonho de entrar para a Marinha e atuar nas áreas de enfermagem ou mecânica. “Ano que vem vou fazer a minha inscrição novamente.

“Com esse trabalho vou conseguir pagar o transporte e com certeza vou passar na prova, porque estudei muito para isso”, declarou a jovem que perdeu o pai há pouco mais de um ano e hoje, além de trabalhar e estudar, ajuda a mãe em casa com o extra que ganha, na venda dos “dindins”, projeta. “Não é uma área de atuação comum para mulheres, por isso a iniciativa da 2W em priorizar as mulheres inscritas foi importante”.

Uma resposta para “Capacitação para o trabalho transforma as vidas dos moradores de Icapuí”

  1. Boa noite!
    Prezados,
    Colaboradores, nós que estivemos, presente nesse curso funcionamento da eletrotécnica foi muito satisfatório para o nosso aprendizado.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS