Panorama

Associação Peter Pan lança aplicativo parar tirar dúvidas sobre câncer infanto-juvenil

A ferramenta conta com uma aba de perguntas e respostas sobre câncer

A ferramenta conta com uma aba de perguntas e respostas sobre câncer e os principais sintomas aparentes em crianças e adolescentes, além de um chat para dúvidas que serão respondidas por profissionais especializados 

Danielber Noronha

danielber@ootimista.com.br

(Foto: Divulgação)

A Associação Peter Pan (APP) lançou na manhã desta quinta-feira (3), o aplicativo APPonco. A ferramenta está disponível gratuitamente para smartphones com sistema Android e iOS e tem como objetivo disseminar conhecimentos sobre o câncer, além das especificidades de cada tipo da doença, bem como a sintomatologia recorrente em cada um dos tipos. “Queremos que muitas pessoas possam se valer do aplicativo para trazer as crianças de forma muito mais rápida às unidades de saúde”, explica Michele Holanda, superintendente da associação.

O aplicativo conta com dois ambientes: um voltado à sociedade em geral, com foco em familiares de crianças e adolescentes com suspeita ou confirmação de diagnóstico para câncer; e profissionais da saúde que trabalham no atendimento de pacientes oncológicos. “Tanto os familiares como profissionais terão acesso a uma aba com perguntas frequentes, onde poderão tirar dúvidas sobre o tema”, reforça Sandra Emília, oncopediatra e idealizadora da ferramenta.

Está sendo disponibilizado também um espaço de chat, onde poderão ser tiradas dúvidas relacionadas ao assunto. A expectativa inicial, conforme a Associação, é de que os questionamentos lançados na plataforma sejam respondidos em até 24 horas. Este atendimento será feito por profissionais oncológicos do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), que estarão atuando de forma voluntária, em parceria com a Associação, para esclarecer dúvidas sobre a doença.

“Um diagnóstico de câncer pode ser um momento muito difícil para a família, que muitas vezes não sabe como proceder diante do assunto. O aplicativo chega para tentar ajudar no diagnóstico precoce da doença, como forma de evitar maiores sequelas”, destaca Sandra.

O aplicativo conta também com uma lista de unidades de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) que realizam acompanhamento oncopedriátrico, informações sobre vacinação para pessoas com câncer, dicas de alimentação e cuidados básicos de higiene. Para os profissionais de saúde, há uma aba com a listagem de eventos e palestras sobre a área da oncologia em geral.

Mais informações
www.app.org.br

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS