Jornal Impresso

A covid-19 mapeada no Ceará

Foto: Thomas Peter/ Agência Brasil

O professor-doutor José Xavier Neto é o cientista-chefe da Secretaria Estadual de Saúde. Um dos auxiliares mais próximos do secretário Dr. Cabeto. Ele tem um olhar interessante da crise do coronavírus, no Ceará. São três cenários: 1 -os bairros de alto IDH de Fortaleza; 2 – os bairros de baixo IDH de Fortaleza; e 3 – o interior. Segundo o Dr. Xavier, estamos ganhando a guerra no cenário 1; a guerra está apenas começando no cenário 2; e outra guerra diferente está começando simultaneamente no cenário 3. Nos bairros de alto IDH, diz ele, nossos serviços hospitalares dão conta com a quarentena, e a epidemia está passando.

Cenário de guerra
O Dr. Xavier alerta para o perigo de se bater de frente com o inimigo nos bairros de baixo IDH. “Se não concentrarmos esforços de quarentena nesses bairros, os nossos serviços de saúde não suportarão. Também não podemos bater de frente com o inimigo no Interior. A estrutura de saúde lá também não suportará”, avisa. É uma guerra em três frentes. “Estamos ganhando na frente 1 e a guerra só começou nas frentes 2 e 3. Temos fazer de tudo para retardar a briga nos cenários 2 e 3. Senão perdemos até a guerra já quase ganha no cenário 1” completa. O Dr. Xavier avisa que isso tudo não é uma opinião particular, mas o resultado de pesquisas e análises científicas da equipe que ele comanda na Secretaria de Saúde. Até a tarde de segunda-feira (7), a pasta havia confirmado 1.012 casos e 31 óbitos.

Movimentação
Vários vereadores trocaram de partido visando as eleições deste ano, mas a correlação de forças na Câmara de Fortaleza continua amplamente favorável a Roberto Claudio. O PDT, partido do prefeito, continua com a maior bancada (16 edis). Deverá ser, por isso mesmo, uma legenda alta. Entre os especialistas, especula-se que o vereador eleito com menos votos pela legenda pedetista deverá ter no mínimo 9 mil sufrágios. Muita gente boa vai acabar sobrando.

Bancada forte
Há governistas também espalhados por quase todos os partidos com representação na CMFor. O líder do prefeito, Ésio Feitosa, se filiou ao PSB. O PSD, do ex-vice-governador Domingos Filho, tem a segunda maior bancada: 4 vereadores, dentre eles o decano Idalmir Feitosa. Já o PP, comandado pelo deputado AJ Albuquerque, é a nova casa dos edis Benigno Jr., Bá e Emanuel Acrísio.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS