Panorama

1º “Dia D” de vacinação contra covid-19 acontece nas escolas municipais de Fortaleza

Redação O Otimista
redacao@ootimista.com.br

Com a 1ª dose da vacina atrasada, o aluno João Pedro, do 4º ano, foi um dos estudantes da Rede Municipal que aproveitou o primeiro “Dia D” de vacinação contra Covid-19 nas escolas municipais e recebeu o imunizante. João diz que não tinha tomado a vacina ainda porque os pais estavam sem condições de levá-lo. “Fiquei um pouco nervoso na hora. Mas o fato de estarmos na escola é muito legal porque os amigos estão do nosso lado. Agora é esperar a 2ª dose”, observa o estudante da Escola Municipal Henriqueta Galeno, no bairro Manoel Sátiro.

Assim como João Pedro, cerca de 1.800 alunos da Rede Municipal, entre 5 a 17 anos, receberam a 1ª dose ou completaram o esquema vacinal na primeira semana da ação, que ocorreu em seis escolas municipais – uma de cada Distrito da Educação. O Dia “D” continua nas próximas semanas para vacinar o máximo possível de alunos que ainda não receberam a imunização. A iniciativa é realizada pela Prefeitura de Fortaleza, em uma ação conjunta das secretarias municipais de Saúde (SMS) e Educação (SME).

Esta ação de vacinação contra Covid-19 nas escolas municipais tem o objetivo também de levar a imunização o mais próximo possível da comunidade escolar. A aluna Ana Karoline Portela, do 4º ano, gostou de ser imunizada há poucos metros da sala de aula que estuda. “Estou feliz por receber a 2ª dose da vacina na escola e espero me livrar da Covid, doença que já matou tantas pessoas… minha vó e meu padrasto pegaram. Eu sei que é ruim a Covid”, reconhece.

Somente na Escola Municipal Henriqueta Galeno, mais de 500 alunos precisam tomar a 1ª ou a 2ª dose da vacina contra Covid-19. O diretor da unidade Fernando Augusto comentou o trabalho que envolveu mobilizar os estudantes e a importância da ação ocorrer na própria escola. “Fizemos um trabalho de conscientização dos pais e solicitamos autorização deles para os alunos receberem o imunizante. Os professores se engajaram bastante nesta ação. A escola teve o cuidado também de orientar na documentação dos estudantes”, explica.

Educação e Saúde

A vacinação dos estudantes da Rede Municipal tem sido a principal estratégia para garantir o retorno às aulas presenciais de forma segura. “Desde o início da vacinação em Fortaleza, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) tem sido parceira da Educação em diversas ações. Mais uma vez realizamos um planejamento a partir de um mapeamento realizado com a SME. Os esforços são para avançar na cobertura vacinal de crianças e adolescentes”, pontua Ana Estela Leite, secretária da Saúde de Fortaleza.

Até esta terça-feira (24/05), 5.994.050 doses contra a Covid-19 foram aplicadas em Fortaleza, onde 2.384.096 residentes do Município receberam a primeira dose, 2.225.416 receberam a segunda dose, 1.306.402 terceira dose e 77.163 receberam a quarta dose.

No que se refere a crianças e adolescentes, Fortaleza alcançou 155.236 crianças de 05 a 11 anos com a primeira dose e 80.974 com a segunda. Já os adolescentes residentes da Capital, 216.511 receberam a primeira dose e 173.166 a segunda.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS