Panorama

16º Fórum IEP de Sustentabilidade debate o tema com players empresariais

O encontro reúne especialistas, líderes e entusiastas da sustentabilidade para discutir e explorar o tema "Tecnologias Sustentáveis". A programação apresenta palestras, debates e workshops com importantes nomes do segmento

Sustentabilidade é o foco (Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

Lara Veras
lara@ootimista.com.br

Estas quinta (26) e sexta-feira (27) são os dias de realização do 16º Fórum IEP de Sustentabilidade, um dos maiores eventos desse tema do Norte e Nordeste. O encontro é anual, promovido pelo Instituto de Educação Portal (IEP), e vai reunir importantes personalidades do Ceará e de outros estados, que atuam na área da responsabilidade social, ambiental e cultural para um profundo diálogo sobre as questões que cercam a sustentabilidade na sociedade brasileira, na Praça de Alimentação do Shopping RioMar Fortaleza.

O principal objetivo é fomentar a conscientização coletiva em prol da prática sustentável, contribuindo efetivamente para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e promover as melhores práticas de Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG). É uma reunião de prefeituras, empresas privadas, organizações do terceiro setor, instituições de ensino superior e sociedade civil em prol dos dessa pauta.

Dentro da programação, há a palestra “Água, inovação e meio ambiente: A atuação da Naturágua na sustentabilidade”, apresentada pela empresária Aline Telles, vice-presidente de Operações do Grupo Telles.

“Estamos na quinta geração dessa cultura de reaproveitamento, de trabalhar com o meio ambiente. Somos uma empresa que veio do campo, que lida com o campo, com plantio, com o agronegócio e precisamos ter esse cuidado. Meu pai, atual presidente do conselho, é agrônomo. Meu irmão, presidente do grupo, é agrônomo. Isso confere esse olhar diferente para a natureza. É o cuidado em construir uma casa ou uma fábrica e não derrubar uma árvore, tentar adaptar um prédio pra não destruir a natureza. Isso já é o nosso dia a dia”, destaca Aline.

Ainda haverá mais empresários e personalidades que atuam na área da responsabilidade social, ambiental e cultural, para um profundo diálogo sobre a sustentabilidade de seus negócios dentro das práticas de ESG. Desde a formação das suas equipes de trabalho, até o desenvolvimento de produtos sustentáveis.

O IEP é parte de uma rede social ampliada com mais de 300 parceiros, alinhados com a missão de fortalecer a causa social de jovens, pessoas com deficiência e adolescentes em busca do desenvolvimento sustentável. Essa colaboração firma o compromisso com a promoção da inclusão, da igualdade e da justiça social.

De acordo com o presidente do Instituto, o empresário Eduardo Figueiredo, mais de 30 mil jovens foram qualificados nos 15 anos de existência do IEP. “Atualmente, temos 340 empresas associadas no Ceará, de pequeno, médio e grande portes. Além disso, temos oito núcleos regionais, que atendem em média a jovens oriundos de 33 municípios do seu entorno, em parceria com as prefeituras. E nossos alunos têm um grau de empregabilidade de 70%, que é acima da média do mercado”, pontua.

Esta 16ª edição do Fórum IEP de Sustentabilidade traz como tema central “Tecnologias Sustentáveis”. É o reconhecimento do papel fundamental da inovação e da tecnologia para enfrentar desafios ambientais e sociais, com especialistas reunidos, além de líderes de pensamento e profissionais engajados nesse campo. Haverá palestras, debates, workshops e oportunidades de networking para incentivar o intercâmbio de conhecimentos e experiências sobre tecnologias sustentáveis. A programação completa pode ser conferida no site do IEP.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS