Opinião

Visitante – Totonho Laprovitera

Visitante é aquele que visita ou percorre um lugar, para conhecê-lo e admirá-lo. Falando nisso, lembrei do filme “O Visitante”, que conta a história de um viúvo e solitário professor universitário que, a contragosto, foi a Nova York dar uma palestra. 

Ao chegar lá, encontrou seu apartamento invadido por um jovem casal de imigrantes ilegais. Solidário, o professor os deixou ficar, mas na condição de que lhe ensinassem a tocar tambor. Aí, viraram amigos e o professor, renovado e influenciado por eles, passou a viver coisas novas. 

Quando o casal foi preso, o professor fez de tudo para ajudá-los, e nessa peleja conheceu a mãe do imigrante, por quem se apaixonou. Pois é, a vida dele mudou quando se viu com questões de identidade, imigração e relações multiculturais em um mundo após os ataques de 11 de setembro de 2001. 

Por falar em visitante, li na internet uma matéria sobre os lugares mais visitado do mundo, que mostrava os seguintes 10 destinos turísticos mais procurados: Hong Kong, China; Bangkok, Tailândia; Londres, Reino Unido; Macau, China; Cingapura, Cingapura; Paris, França; Dubai, Emirados Árabes; Nova York, EUA;  Kuala Lumpur, Malásia; Shenzhen, China. O Rio de Janeiro ocupava a 101ª posição. 

Pois bem. Pela grande ausência no lar, dona Perpétua, esposa de “seu” Lourival, confeccionou uns adesivos com a estampa de “Visitante”, para quando ele chegar em casa colar na camisa dele. Sobre o ocorrido, ele conversou com a consorte: 

E pois não é que noutro dia Lourival chegou de manhã da farra e dona Perpétua, irritada, perguntou:

Tem jeito não… Mas, que o casal se merece, se merece! 

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS