Opinião

Vietnã – Pipo Gurjão

Rico em história, natureza, construções, guerras, beleza, cultura, arte e culinária. Esse país me conquistou em todos os sentidos. Naveguei pelo rio vermelho e andei de carro pelo interior, explorando templos e palácios antigos. Seu povo é de uma simpatia única, sempre delicado e atencioso. A comida é espetacular!

Hoi An é uma cidadezinha muito antiga que me encantou. Cortada por canais, cheia de barquinhos tradicionais e iluminada por milhares de lanternas coloridas. O astral é único! Lá, visitei uma fábrica de seda, vi muita arte de rua, comi a melhor lula da vida e fiz até um cursinho de gastronomia. Apaixonei pelo lugar!

Bánh khọt são massinhas feitas com farinha de arroz, amido de milho, cúrcuma e leite de coco, por cima vai camarão e cebolinha.

Bò lá lốt, espetinho de carne moída enrolada na perfumada folha de lá lốt, também conhecida como betel selvagem (piper sarmentosum). O cheiro dos rolinhos grelhando é um espetáculo!

Thịt kho, a barriga de porco, é marinada em água de coco, molho de peixe fermentado, açúcar, chalotas e alho. Em seguida é caramelizada com ovos cozidos.

Bánh Bao Bánh Vạc é um prato único da linda Hoi An. É tão exclusivo que até hoje uma mesma família o prepara para vários restaurantes da cidade. A receita é secreta.

Bahn xeo, panqueca de camarão típica das feirinhas. A massa é feita com ovos e farinha de arroz e é servida com molho de amendoim.

Bahn mi, sanduíche de carne de porco assada com cenoura, cebolinha, maionese caseira, molho de pimenta fortíssimo e vegetais em conserva. Peça uma Saigon bem gelada e brinde à vida! Saúde, muuuita saúde!

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS