Opinião

Tulio Paracampos e Demar Guerra – ADSUMUS – Aldonso Palácio

Tulio Paracampos e Demar Guerra – ADSUMUS

Na mostra ADSUMUS, em cartaz no Museu de Arte da UFC (MAUC), em conexão com o universo da exposição de Túlio Paracampos estão expostas peças em madeira da coleção de Demar Guerra que acompanham as instalações de obras de cerâmica e metal. A abordagem do artista ambientalista se conecta com a pesquisa de Túlio Paracampos, pois para ambos se trata da permanência da expressão no sentido da natureza do universal ou do sagrado. “Adsumus” é uma expressão do baixo Latim que significa “estamos presentes”, “aqui estamos”, e remete imediatamente à prontidão, à presença.

“Um protesto contra a devastação desenfreada que acontece agora. Abrir o olho, agora ou nunca, já é tarde. Antes arte do que tarde!” O artista ambiental Demar Guerra denuncia com sua ação de recuperação do lixo das florestas calcinadas da Amazônia (um protesto contra a devastação desenfreada que acontece agora) em que o material de madeira não deve ser explorado enquanto suporte criativo, porque é a entidade que faz sentido e não uma característica que é extraída por fins lucrativos. É nesta aspiração orgânica minimalista dos dois artistas, um ao compor formas geométricas e outro ao recuperar as formas produzidas pela natureza e abandonadas pelo homem, os dois são encantados na maravilha destas formas puras da natureza, do sentido profundo e significativo que há na natureza, e assim se reúnem numa expressão minimalista no mesmo amor pelas as formas puras.

Este encontro com os dois artistas nos convida a reconsiderar as outras formas de vida para nos separarmos dos inúteis e de certo egocentrismo. O que nos leva a pensar em relação ao minimalismo que nos é apresentado: que há um movimento paralelo que ocorre em uma parte da sociedade que questiona o nosso modo de vida e seu excesso, o consumo excessivo, a destruição do natural, desperdícios, demasiada informação. E em face aos excessos, sonhamos com um retorno à simplicidade e serenidade. (Texto da curadora Nathalie Nicolas)

Serviço:

Exposição “Adsumus: estado.condição”, de Tulio Paracampos e obras de Demar Guerra

De 15 de julho e 10 de setembro.

Visitação de segunda a sexta, das 8h às 12h e de 13h às 17h.

Museu de Arte da UFC (Avenida da Universidade, 2854 – Benfica)

Mais informações: www.mauc.ufc.br/ @tulioparacampos/

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS