Opinião

TSE garante que não haverá atraso no segundo turno das eleições – PC Norões

O atraso de quase três horas na divulgação dos resultados das eleições municipais, no último domingo (15), atrapalhou a vida de candidatos, dos órgãos de imprensa e, principalmente, do eleitor, acostumado a conhecer em pouco tempo os eleitos na sua cidade. O atraso também deu brecha para alguns políticos levantarem suspeita de fraudes no processo eleitoral, o que irritou a cúpula do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O TSE divulgou nota técnica afirmando que o problema foi identificado: a falta de calibragem na inteligência artificial de um supercomputador, operado pela empresa de tecnologia Oracle. Um dos oito processadores travou e a totalização apresentou lentidão. Segundo a nota, o problema está sendo sanado e não haverá atraso na totalização e divulgação dos votos no segundo turno das eleições, marcado para 29 de novembro. O próprio ministro Luís Roberto Barroso, que comanda sua primeira eleição como presidente do TSE, está acompanhando tudo de perto.

Entra e sai
A eleição de deputados estaduais no pleito do último domingo vai mudar a composição da Assembleia Legislativa. Bruno Gonçalves (PL), Nezinho Farias (PDT) e Patrícia Aguiar (PSD) foram eleitos prefeitos, respectivamente, de Aquiraz, Horizonte e Tauá. O suplente Gordim Araújo (Patriotas) será efetivado na vaga de Gonçalves. Nezinho será substituído por Lucílvio Girão (PP), enquanto Patrícia Aguiar cederá vaga para Davi Macedo (MDB), filho do ex-prefeito Raimundão, de Juazeiro do Norte. Outras duas vagas poderão ser abertas, caso José Sarto (PDT) e Vitor Valim (Pros) vençam o segundo turno das eleições em Fortaleza e Caucaia, nesta ordem.

Mudou também
A bancada cearense na Câmara Federal também terá pelo menos uma mudança, com a vitória de Roberto Pessoa (PSDB) na eleição para prefeito de Maracanaú. O suplente Danilo Forte, que já vinha exercendo o mandato com a licença de Pessoa para disputar a eleição, será efetivado. Quem está na expectativa é Agripino Magalhães, primeiro suplente do Pros, de olho na vaga do deputado Capitão Wagner, que está na disputa do segundo turno da eleição de Fortaleza com o pedetista José Sarto.

Natal do bem
Presidente Emília Buarque anuncia para o próximo dia 26 a 3ª edição do Natal do Bem do Lide Ceará, no Gran Marquise. Como nos anos anteriores, o evento será dedicado à arrecadação de fundos para instituições beneficentes, por meio de um leilão de obras doadas. As instituições beneficiadas são Fundação Terra, Fundação Raimundo Fágner, Associação Pequeno Mundo, Instituto Beatriz e Lauro Fiúza, e Instituto Povo do Mar. O leilão é uma realização do Comitê do Lide Cultura, com curadoria de Max Perlingeiro.

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS