Opinião

Torres fantásticas – Pipo Gurjão

Burj Khalifa

Desde que os homens falavam uma só língua, queriam construir uma torre altíssima, que chegasse aos céus, para terem seus nomes honrados e jamais se dispersarem pela face da terra. Assim narra o livro de Gênesis.

A engenharia, a arquitetura, a religião, os negócios e a arte, juntos, vêm conseguindo fazer obras-primas em forma de prédios. Vamos conferir?

Burj Khalifa, em Dubai, é o mais alto do mundo, com 828 metros. O projeto é de Adrian Smith e tiveram que criar um concreto que secasse lentamente para não rachar no clima seco da região.

Kingdon Centre, em Riade, tem 302 metros e foi projetado por Ellerbe Becket e Bechtel, pertence ao príncipe Alwaleed. Nele se encontra a mesquita mais alta no mundo. Para ir ao culto é só apertar o botão 77!

Torres Petronas, em Kuala Lumpur, têm 452 metros. O projeto de César Pelli é inspirado na cultura muçulmana e na arquitetura malaia.

Taipei 101, na capital de Taiwan, tem 509 metros e é o orgulho do país. No Réveillon, fogos são disparados dos andares mais altos criando um dos espetáculos pirotécnicos mais lindos do planeta.

Grand Lisboa, em Macau, foi uma das construções mais diferentes que visitei. É todo dourado e suas curvas impressionam.

Torre Agbar, em Barcelona. O projeto de Jean Novel realiza um feito único, consegue chamar atenção em uma cidade cheia de obras do gênio Antoni Gaudí.

CCTV building, em Pequim, prova que não é somente através da altura que se chega ao céu. O incrível balanço da obra elevou os padrões mundiais. Um brinde à vida e às conquistas humanas! Saúde, muuuita saúde!

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS