Opinião

Tapas españolas – Pipo Gurjão

Ir de tapas é a maneira que mais gosto de me divertir! Pequenas porções variadas, sempre acompanhadas de uma bebida. Seria algo como beliscar, petiscar ou degustar, cultura que adquiri em Veneza, lá se diz cicchettare! Minha esposa Isabella chama “de bar em bar”, é uma maneira bem legal de conhecer uma cidade… ao invés de passar muito tempo em um local só, vamos entrando onde nos é simpático e pedindo dois drinks e duas entradinhas, provamos um do outro e seguimos caminhando pelas ruas até encontrar o próximo aconchego!

Tortilla e Jamón são dois clássicos do tapeo. Não importa se você está em Sevilha, Bilbao, Madrid ou Barcelona, essas delícias unem toda a nação! Uma das lendas sobre a origem do nome tapa diz que o rei Fernando II de Aragão, em uma taberna, usou uma fatia de Jamón sobre sua bebida para “tapar” o copo afim de evitar que insetos caíssem dentro.

Vermut e queso manchego são outros dois símbolos do picar. A bebida alcoólica à base de vinho remonta a Hipócrates, que teria adicionado dictamo de Creta para estimular o apetite.  Em Dom Quixote (1605), Miguel de Cervantes narra em suas aventuras a iguaria feita com leite de ovelha na região de La Mancha, maior área vitivinícola contínua do mundo.

Boquerón e aceitunas são obrigatórias no picotear. A leveza do peixe pede um branco, peça sempre na taça e descubra as nuances das uvas Verdejo, Albariño, Xarel-lo e Viura. Já as olivas merecem um branco mais potente, ou mesmo um tinto, devido à sua tanicidade, uma Garnacha ou Mazuelo vai deixar você feliz.

Calamares é tudo de bom! Mais comum na versão empanada e frita – prefiro assim -, de rápido cozimento com um excelente aceite de oliva, peça um Oro de Cánava produzido em Sierra Mágina para obter o melhor da harmonia mar-terra!

Jerez é um vinho fortificado em sua maioria na província de Cádis. As vinhas foram introduzidas nessa região pelos fenícios, por volta de 1100 s.C. É tão importante para a economia que, em 1402, o rei Henrique III de Castela proibiu que se arrancasse uma cepa sequer dos vinhedos, bem como que se criasse abelhas, pois poderiam danificar as preciosas uvas! “Não experimente“ com um Jamón Iberico, vicia!

Pimientos são outra paixão! Chegaram na Europa pelas mãos de Cristovão Colombo. Experimente todos: Morrón, riojano, la ñoras, choricero e verdes!

Xurros con chocolate! Você pensou que era brasileiro, né? Feito pela tia da esquina do seu colégio! Antes de ir para o hotel finalize com essa maravilha, é emocionante! Perfecto!

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS