Opinião

Sistema Solar – Pipo Gurjão

Tem 4,5 bilhões de anos. A teoria mais aceita é a de que teve sua origem a partir de uma nuvem molecular, que por uma perturbação colapsou, formando uma estrela central e os demais corpos. É constituído de uma estrela anã amarela, oito planetas, cinco planetas anões (Ceres, Plutão, Haumea, Makemake e Éris), 525 satélites, 4.017 cometas e 778.897 asteroides. Fica situado no braço de Orion, na galáxia Via Láctea.

O Sol representa 99,85% de toda a massa do nosso sistema e gera energia através da fusão de hidrogênio e hélio. Ele é 109 mil vezes maior do que a Terra e sua luz demora oito minutos e 18 segundos para chegar ao nosso planeta. A temperatura de seu núcleo é de 15 milhões de graus celsius.

Mercúrio é o planeta mais próximo, tanto do Sol quanto da Terra, o menor e o mais rápido. Seu ano tem 88 dias e tem uma aparência parecida com a da Lua. É rochoso e extremamente denso devido à grande quantidade de ferro em seu núcleo. Foi mapeado pela espaçonave Mariner em 1974 e pela Messenger em 2008. Não tem lua.

Vênus é o planeta mais quente (461 graus de média) e é muito parecido com a Terra quanto a tamanho, massa e composição. Possui a mais densa atmosfera constituída de dióxido de carbono e suas nuvens são de ácido sulfúrico. Seus oceanos evaporaram com a temperatura e sua pressão atmosférica é 92 vezes a da Terra, ou seja, esmagadora!

A Terra é o mais denso, o de maior gravidade e o maior dos planetas rochosos. Na sua composição tem uma pequena quantidade de água que cobre 71% da sua superfície. Suas especificidades e excentricidades atmosféricas e orbitais são tão exclusivas que é o único local onde se sabe existir vida.

A Lua é, proporcionalmente ao seu planeta, o maior satélite de todos. Tem 27% do diâmetro e 60% da densidade da Terra. Sua temperatura média é de -53 graus. É consenso que se originou de um impacto gigantesco entre a Terra e outro corpo do tamanho de Marte. Tem uma rotação tão sincronizada com nosso planeta que vemos sempre o mesmo lado. O interesse pela sua exploração ressurgiu por dois motivos: para ser uma base espacial onde se usaria o hidrogênio para reabastecer naves e para a mineração de hélio 3, tido como o combustível do futuro!

Marte é o planeta do nosso sistema que “pode” ser “habitável”, apesar do ar irrespirável (dióxido de carbono), do solo tóxico, da temperatura gélida (-63 graus de média) e da radiação mortal, é a nossa única esperança de tornar a raça humana interplanetária!

Saturno bem como Júpiter, Netuno e Urano, não são planetas sólidos… isso mesmo, são feitos de gases e jamais poderemos pousar em qualquer um deles! Um brinde à vida e à maravilha que é o nosso Sistema Solar! Saúde, muuuita saúde!

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS