Opinião

Sérgio Gurgel e o desencanto de uma imagem – Aldonso Palácio

Sérgio Gurgel, Quebranto, 2018, instalação com video-projeção

Curada por Tete de Alencar, Márcia Thompson e Ana Luiza Rodrigues, a mostra ‘The Art of Fake News’ foi lançada no Rich Mix, um espaço multiuso para a cultura situado no pulsante e hippie bairro de Shoreditch, em Londres. 

A mostra conta com uma excelente seleção de artistas e pensadores multidisciplinares do Brasil e do Reino Unido, como Karim Aïnouz, Marcos Chaves, Alison Jackson, Luzia Simons, o duo Tetine, Marcia Tiburi, Jean Wyllys, as próprias Tete de Alencar e Marcia Thompson, dentre outros. Segue em cartaz até o dia 24 de junho e também se desdobra em uma série de debates e filmes. 

O artista cearense Sérgio Gurgel apresentou o vídeo “Quebranto” (2018), onde a senhora rezadeira resolve tirar o mau olhado da Monalisa após descobrir que ela na verdade não é uma santa, mas, de acordo com ela, uma imagem cuja maldição é fruto da inveja das pessoas de sua fama e beleza. Sérgio escancara aqui as memórias afetivas de sua vida entre as mulheres idosas de Acopiara, Ceará – um retrato íntimo de devoção feminina de um sertão profundo, envolto de murmúrios e mistérios. Novas ficções brotam do imaginário coletivo mesmo de uma imagem hiper visualizada como a Monalisa de Leonardo da Vinci. A instalação foi finalizada com um ramo de urtiga colhido nas ruas de Londres. 

Mais:

www.theartoffakenews.com

www.theweekoffakenews.org

Deixe uma resposta

Compartilhe

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS